PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Química
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Danielle Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T13:46:39Z-
dc.date.available2023-12-19T13:46:39Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6945-
dc.description.abstractCTSA (Science, Technology, Society, and Environment) education is an interdisciplinary approach that integrates various fields of knowledge, aiming to foster the development of critical and reflective citizens capable of understanding their interrelationships. In this context, the theme of water, tailored for teaching chemistry, was selected to stimulate students' critical thinking. With this objective, the present study investigated the application of a portable Labdisc sensor in two CTSA interventions conducted at a private school in Goiânia, Goiás. These interventions involved 3rd-year high school students and focused on discussing water quality through the analysis of parameters such as pH (hydrogen potential), turbidity, electrical conductivity, and dissolved oxygen (DO). In the first intervention, data were collected on the students' profiles, and the topic and general concepts about water were presented. The second intervention comprised a theoretical-experimental class on physical-chemical parameters. The results indicated that the use of the Labdisc portable sensor was an effective strategy for promoting CTSA learning. Students displayed interest and engagement in the proposed activities while using the sensor, conducting measurements directly in the water and working collaboratively. This provided them with practical and tangible experiences, aiding in the comprehension of theoretical concepts related to water quality, data collection, and result analysis, thereby developing fundamental scientific investigation skills. Consequently, the water analyses facilitated discussions on issues related to pollution, water usage, and wastage, emphasizing the significance of water preservation and quality. This, in turn, contributed to shaping students who are more environmentally aware and responsible.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCTSApt_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectSensor portátilpt_BR
dc.titleAplicação de sensor multiparamétrico para análise de água no ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativeApplication of multiparametric sensor for water analysis in chemistry teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Adélia Maria Lima dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4119056886162771pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Danns Pereirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4085399124895999pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Karoliny Almeidapt_BR
dc.contributor.referee2IDhttp://lattes.cnpq.br/9545083200478955pt_BR
dc.description.resumoA educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) é uma abordagem interdisciplinar que integra os diversos campos do conhecimento, visando promover a formação de cidadãos críticos e reflexivos capazes de compreender a sua interrelação. Dentro dessa perspectiva, a temática da água, voltada para o ensino de química, foi escolhida para estimular o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Com esse propósito, o presente estudo investigou a aplicação de um sensor portátil Labdisc em duas intervenções CTSA realizadas em uma escola particular em Goiânia, Goiás. As intervenções foram conduzidas com alunos do 3º ano do ensino médio, focando na discussão da qualidade da água por meio da análise de parâmetros como pH (potencial hidrogeniônico), turbidez, condutividade elétrica e oxigênio dissolvido (OD). Na primeira intervenção, realizou-se um levantamento de dados sobre o perfil dos estudantes, apresentação do tema e conceitos gerais sobre a água. Na segunda intervenção desenvolveu-se uma aula teórico-experimental sobre os parâmetros físico-químicos. Os resultados indicaram que a aplicação do sensor portátil Labdisc foi uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem CTSA. Os estudantes demonstraram interesse e engajamento nas atividades propostas ao utilizar o sensor, realizando medições diretamente na água e em equipe. Isso proporcionou uma experiência prática e tangível, auxiliando-os na compreensão de conceitos teóricos relacionados à qualidade da água, coleta de dados e análise de resultados, desenvolvendo habilidades fundamentais de investigação científica. Dessa forma, a realização das análises de água possibilitou discutir questões sobre poluição, uso e desperdício da água, destacando a importância da preservação e da qualidade da água, permitindo contribuir para a formação de estudantes mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4548353742973679pt_BR
dc.degree.graduationQuímicapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2 Danielle. Defendido e corrigido.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador