PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Habilidades sintáticas em crianças com transtorno do espectro autista
Título(s) alternativo(s): Habilidades sintáticas em crianças com transtorno do espectro autista
Autor(es): Nunes, Nycolie Sousa
Silva, Pauliene Arantes Da
Primeiro Orientador: Toschi, Larissa Seabra
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Marcos Henrique
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta a comunicação, interação social e gera comportamentos restritos e repetitivos. O atraso na linguagem consiste em um dos primeiros sinais observados. Os aspectos fonológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos são componentes da linguagem que podem ser afetados. Estudos ressaltam a relevância da avaliação das dificuldades pragmáticas, consideradas critérios diagnósticos do autismo. No entanto, é essencial conhecer como outros aspectos linguísticos podem se manifestar no TEA. Objetivo: Avaliar o desempenho sintático de crianças com diagnóstico de TEA. Método: Pesquisa analítica, qualitativa, observacional, não interventiva e transversal com crianças TEA, com idade de 5 a 8 anos, que frequentam o Centro de Desenvolvimento Infantil Caminhando Pela Infância em Goiânia, mediante narrativa com sequência de imagens como apoio visual para reprodução oral. Resultados: Foi possível observar que as crianças com TEA apresentaram dificuldades em microestrutura (flexão de gênero, repetição de palavras e/ou segmentos e presença de estruturas incomuns) e macroestrutura (utilização de marcador inicial de narrativa, acréscimos e repetição do mesmo elemento de coesão), além de entonação inadequada e dificuldade na manutenção do tema. Conclusão: Foi possível identificar dificuldades em microestrutura e em macroestrutura. Não foi possível estabelecer correlação entre o desempenho sintático e a idade cronológica no grupo estudado. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Linguagem; Comunicação; Fonoaudiologia; Desempenho Sintático.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that impacts communication, social interaction, and generates restricted and repetitive behaviors. Delay in language is one of the first observed signs. Phonological, syntactic, semantic, and pragmatic aspects are language components that may be affected. Studies emphasize the importance of assessing pragmatic difficulties, considered diagnostic criteria for autism. However, it is essential to understand how other linguistic aspects may manifest in ASD. Objective: Evaluate the syntactic performance of children diagnosed with ASD. Method: Analytical, qualitative, observational, non-interventional, and cross-sectional research with ASD children aged 5 to 8 years, attending the Centro de Desenvolvimento Infantil Caminhando Pela Infância in Goiânia, using a narrative with a sequence of images as visual support for oral reproduction. Results: It was observed that children with ASD had difficulties in microstructure (gender inflection, word and/or segment repetition, and the presence of unusual structures) and macrostructure (use of narrative initial marker, additions, and repetition of the same cohesion element), in addition to inappropriate intonation and difficulty in maintaining the theme. Conclusion: Difficulties in both microstructure and macrostructure were identified. It was not possible to establish a correlation between syntactic performance and chronological age in the studied group. Keywords: Autism Spectrum Disorder; Language; Communication; Speech therapy; Syntactic Performance.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Linguagem
Comunicação
Fonoaudiologia
Desempenho sintático
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6908
Data do documento: 5-Dez-2023
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