PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Nycolie Sousapt_BR
dc.creatorSilva, Pauliene Arantes Dapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T01:46:25Z-
dc.date.available2023-12-19T01:46:25Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6908-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that impacts communication, social interaction, and generates restricted and repetitive behaviors. Delay in language is one of the first observed signs. Phonological, syntactic, semantic, and pragmatic aspects are language components that may be affected. Studies emphasize the importance of assessing pragmatic difficulties, considered diagnostic criteria for autism. However, it is essential to understand how other linguistic aspects may manifest in ASD. Objective: Evaluate the syntactic performance of children diagnosed with ASD. Method: Analytical, qualitative, observational, non-interventional, and cross-sectional research with ASD children aged 5 to 8 years, attending the Centro de Desenvolvimento Infantil Caminhando Pela Infância in Goiânia, using a narrative with a sequence of images as visual support for oral reproduction. Results: It was observed that children with ASD had difficulties in microstructure (gender inflection, word and/or segment repetition, and the presence of unusual structures) and macrostructure (use of narrative initial marker, additions, and repetition of the same cohesion element), in addition to inappropriate intonation and difficulty in maintaining the theme. Conclusion: Difficulties in both microstructure and macrostructure were identified. It was not possible to establish a correlation between syntactic performance and chronological age in the studied group. Keywords: Autism Spectrum Disorder; Language; Communication; Speech therapy; Syntactic Performance.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectLinguagem-
dc.subjectComunicação-
dc.subjectFonoaudiologia-
dc.subjectDesempenho sintático-
dc.titleHabilidades sintáticas em crianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.title.alternativeHabilidades sintáticas em crianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Toschi, Larissa Seabrapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5169-408Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9488042391161349pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Marcos Henriquept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1886795657987383pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta a comunicação, interação social e gera comportamentos restritos e repetitivos. O atraso na linguagem consiste em um dos primeiros sinais observados. Os aspectos fonológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos são componentes da linguagem que podem ser afetados. Estudos ressaltam a relevância da avaliação das dificuldades pragmáticas, consideradas critérios diagnósticos do autismo. No entanto, é essencial conhecer como outros aspectos linguísticos podem se manifestar no TEA. Objetivo: Avaliar o desempenho sintático de crianças com diagnóstico de TEA. Método: Pesquisa analítica, qualitativa, observacional, não interventiva e transversal com crianças TEA, com idade de 5 a 8 anos, que frequentam o Centro de Desenvolvimento Infantil Caminhando Pela Infância em Goiânia, mediante narrativa com sequência de imagens como apoio visual para reprodução oral. Resultados: Foi possível observar que as crianças com TEA apresentaram dificuldades em microestrutura (flexão de gênero, repetição de palavras e/ou segmentos e presença de estruturas incomuns) e macroestrutura (utilização de marcador inicial de narrativa, acréscimos e repetição do mesmo elemento de coesão), além de entonação inadequada e dificuldade na manutenção do tema. Conclusão: Foi possível identificar dificuldades em microestrutura e em macroestrutura. Não foi possível estabelecer correlação entre o desempenho sintático e a idade cronológica no grupo estudado. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Linguagem; Comunicação; Fonoaudiologia; Desempenho Sintático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222199984952132pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1165340133690710pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC REPOSITÓRIO PDF.pdf909,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador