PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Química
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6903
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gerenciamento de resíduos químicos gerados em aulas experimentais de química inorgânica
Autor(es): Matão, Grazielle Esteves
Primeiro Orientador: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Rodrigo da Mota
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Chrystopher Allan Miranda
Resumo: A gestão de resíduos químicos (RQ) gerados em aulas experimentais, é um tema que envolve questões ambientais, econômicas, éticas e sociais. A falta de tratamento adequado desses resíduos pode promover contaminação e desperdícios de reagentes, pois com um tratamento correto, poderá ser feito a reutilização de alguns produtos. A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo diagnosticar os resíduos químicos (RQ) gerados nas aulas experimentais da disciplina Química Inorgânica oferecida aos estudantes do curso de Licenciatura em Química da PUC Goiás, sugerir meios de tratamentos, acondicionamento, rotulagem e disposição final de resíduos químicos gerados nas aulas experimentais. O resultado obtido mostrou que há uma diversidade de substâncias, misturas e soluções dentro do almoxarifado de líquidos do laboratório de Química, reagentes químicos vencidos e em grandes quantidades gerando resíduos e aulas onde, não se trata do tema de resíduos e como tratar os RQ produzidos nas aulas. Como produto final, foi elaborado um procedimento operacional padrão (POP) com a descrição dos RQ gerados nas aulas e a forma adequada de armazenamento/descarte/tratamento, rotulagem, e disposição final para uma das aulas executada na disciplina. A pesquisa mostrou a necessidade de armazenamento e tratamento adequado devido aos impactos ambientais dos RQ se descartados de forma inadequada bem como a necessidade de discussão junto aos estudantes da graduação sobre o tema visando a ética com relação às questões ambientais.
Palavras-chave: Resíduos químicos
Tratamento de resíduos
Descarte
Destinação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6903
Data do documento: 9-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2 Graielle 18 12 2023.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador