PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Química
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatão, Grazielle Estevespt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T01:28:40Z-
dc.date.available2023-12-19T01:28:40Z-
dc.date.issued2023-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6903-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResíduos químicospt_BR
dc.subjectTratamento de resíduospt_BR
dc.subjectDescartept_BR
dc.subjectDestinaçãopt_BR
dc.titleGerenciamento de resíduos químicos gerados em aulas experimentais de química inorgânicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhin, Sandra Reginapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290628721224008pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Rodrigo da Motapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4908594382298885pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Chrystopher Allan Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9266340433716824-
dc.description.resumoA gestão de resíduos químicos (RQ) gerados em aulas experimentais, é um tema que envolve questões ambientais, econômicas, éticas e sociais. A falta de tratamento adequado desses resíduos pode promover contaminação e desperdícios de reagentes, pois com um tratamento correto, poderá ser feito a reutilização de alguns produtos. A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo diagnosticar os resíduos químicos (RQ) gerados nas aulas experimentais da disciplina Química Inorgânica oferecida aos estudantes do curso de Licenciatura em Química da PUC Goiás, sugerir meios de tratamentos, acondicionamento, rotulagem e disposição final de resíduos químicos gerados nas aulas experimentais. O resultado obtido mostrou que há uma diversidade de substâncias, misturas e soluções dentro do almoxarifado de líquidos do laboratório de Química, reagentes químicos vencidos e em grandes quantidades gerando resíduos e aulas onde, não se trata do tema de resíduos e como tratar os RQ produzidos nas aulas. Como produto final, foi elaborado um procedimento operacional padrão (POP) com a descrição dos RQ gerados nas aulas e a forma adequada de armazenamento/descarte/tratamento, rotulagem, e disposição final para uma das aulas executada na disciplina. A pesquisa mostrou a necessidade de armazenamento e tratamento adequado devido aos impactos ambientais dos RQ se descartados de forma inadequada bem como a necessidade de discussão junto aos estudantes da graduação sobre o tema visando a ética com relação às questões ambientais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7354590699703421pt_BR
dc.degree.graduationQuímicapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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