PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6880
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O psicopata no sistema carcerário brasileiro: psicopata e a sociedade
Autor(es): Magalhaes, Nicolle Rodrigues
Primeiro Orientador: Santos, Nivaldo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Eufrosina Saraiva
Resumo: A situação dos psicopatas no sistema carcerário brasileiro é complexo e preocupante. Os psicopatas são indivíduos que apresentam uma personalidade caracterizada pela falta de empatia, manipulação e comportamento antissocial. No contexto prisional, esses indivíduos representam um desafio para a segurança e a reabilitação dos detentos.Um dos principais problemas é a dificuldade de identificar os psicopatas no sistema carcerário. Muitas vezes, esses indivíduos são habilidosos em esconder sua verdadeira natureza e podem passar despercebidos pelos profissionais responsáveis pela avaliação psicológica dos detentos. Isso significa que eles podem conviver com outros presos sem que suas características psicopáticas sejam detectadas. Além disso, os psicopatas no sistema carcerário brasileiro representam um risco para a segurança dos demais detentos e dos funcionários prisionais. Sua falta de empatia e tendência à violência podem levar a agressões físicas e psicológicas contra os demais presos, bem como a tentativas de fuga ou rebeliões. A reabilitação dos psicopatas também é um desafio. Devido à sua falta de empatia e tendência a repetir comportamentos antissociais, é difícil promover mudanças significativas em sua personalidade. Além disso, a falta de recursos e programas específicos para lidar com esses indivíduos no sistema carcerário brasileiro dificulta ainda mais a sua reintegração à sociedade após o cumprimento da pena.Em suma, os psicopatas no sistema carcerário brasileiro é preocupante devido à dificuldade de identificação, aos riscos que representam para a segurança dos demais detentos e à falta de recursos para sua reabilitação. É necessário investir em avaliações mais precisas, programas de tratamento específicos e medidas de segurança adequadas para lidar com essa questão de forma eficaz.
Palavras-chave: Psicopata
Sistema carcerário
Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6880
Data do documento: 22-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Nicolle Rodrigues Magalhães.pdf176,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador