PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6872
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos do exercício resistido em indivíduos com depressão durante a fase de envelhecimento
Autor(es): Honorato, Juliana Diniz
Primeiro Orientador: Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Sônia de Jesus da
Resumo: Resumo – Durante o processo de envelhecimento ocorrem fragilidades decorrentes das várias alterações fisiológicas no metabolismo, tais como doenças, desgastes físicos e inatividade física. Isto pode levar à diminuição da autoestima, isolamento social e depressão. Neste processo, o exercício resistido revela-se como aliado, revertendo o nível de atividade física insuficiente tornando os indivíduos mais ativos. Objetivo: Investigar e analisar os efeitos do exercício resistido em indivíduos com depressão durante a fase de envelhecimento. Metodologia: Pesquisa bibliográfica, vinculada à Linha de Pesquisa em Ciências do Esporte e Saúde de natureza qualitativa. Foram selecionados 06 artigos para a coleta de dados. O recorte temporal atribuído foi dos últimos 10 anos (2013 a 2023). Resultados: O estudo mostrou que o exercício físico, incluindo o exercício de resistência, pode ter efeitos positivos na redução da depressão em indivíduos durante o envelhecimento e que os indivíduos com baixos níveis de atividade física têm um risco mais elevado de depressão. Verificou-se uma reciprocidade entre a prática de exercício físico e humor; constatou-se redução de sintomas depressivos após o treinamento resistido, melhorando a capacidade funcional, saúde física, mental e vitalidade. Considerações finais: O objetivo não foi totalmente alcançado. No entanto, os estudos contribuíram em muitos aspectos, mostrando que o exercício físico, independentemente da modalidade, pode trazer benefícios, e que o exercício resistido pode aumentar a massa magra, diminuir a porcentagem de massa gorda, diminuir a depressão, bem como aumentar os níveis plasmáticos do Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF). Ainda são necessários mais estudos para investigar os efeitos do treino de resistência em pessoas com depressão durante o envelhecimento.
Palavras-chave: Exercício resistido
Depressão
Envelhecimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6872
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JULIANA DINIZ HONORATO - VERSÃO FINAL.pdf549,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador