Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6870
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O medo na ginástica artística feminina |
Autor(es): | Guedes, Júlio César Alves Pereira |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Iwamoto, Thiago Camargo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Costa, Sônia de Jesus da |
Resumo: | Resumo: O medo é um fator emocional que está presente em muitas atletas decorrente de várias causas e na Ginástica artística feminina fatores como complexidade nas acrobacias, cobranças e momentos de responsabilidades pesam nas atletas, causando emoções de medo. Contudo, tudo é treinável e pode ser melhorado desde que tenha um bom planejamento e treinamento. Objetivo: Analisar como os professores podem ajudar as suas alunas a vencerem o medo nas aulas de ginástica artística feminina. Metodologia: Trata-se de um estudo bibliográfico, na linha de pesquisa da “Ciência do esporte e da Saúde”, com natureza qualitativa, onde foram selecionados cinco artigos dentro de um recorte temporal de quinze anos. Resultados: observou-se que os professores têm um impacto extremamente importante para o auxílio na diminuição do medo das atletas de forma que controlem suas inseguranças e a melhor forma de tratamento é a motivação, a socialização e a confiança que os professores conquistam das atletas ao fazer com que elas se sintam mais preparadas para executar os exercícios nas aulas e nas competições. Sabendo disso pode-se condicionar as atletas com uma boa e adequada prática pedagógica para que tenham mais autoconfiança e confiança em seus professores, com incentivos proporcionados pelos professores. Considerações finais: Ainda pode-se utilizar a motivação extrínseca pelo professor incentivando as alunas para que elas avancem e tenham mais autoconfiança, assim superando seus medos. É preciso um bom processo pedagógico, muita motivação, apoio dos pais e amigos e o principal: o afeto, a proteção e a motivação do professor. |
Palavras-chave: | Ginastica artística feminina Medo Estratégias de ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6870 |
Data do documento: | 15-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
JULIO CÉSAR ALVES GUEDES - ARTIGO FINAL.pdf | 421,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador