PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6870
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O medo na ginástica artística feminina
Autor(es): Guedes, Júlio César Alves Pereira
Primeiro Orientador: Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Iwamoto, Thiago Camargo
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Sônia de Jesus da
Resumo: Resumo: O medo é um fator emocional que está presente em muitas atletas decorrente de várias causas e na Ginástica artística feminina fatores como complexidade nas acrobacias, cobranças e momentos de responsabilidades pesam nas atletas, causando emoções de medo. Contudo, tudo é treinável e pode ser melhorado desde que tenha um bom planejamento e treinamento. Objetivo: Analisar como os professores podem ajudar as suas alunas a vencerem o medo nas aulas de ginástica artística feminina. Metodologia: Trata-se de um estudo bibliográfico, na linha de pesquisa da “Ciência do esporte e da Saúde”, com natureza qualitativa, onde foram selecionados cinco artigos dentro de um recorte temporal de quinze anos. Resultados: observou-se que os professores têm um impacto extremamente importante para o auxílio na diminuição do medo das atletas de forma que controlem suas inseguranças e a melhor forma de tratamento é a motivação, a socialização e a confiança que os professores conquistam das atletas ao fazer com que elas se sintam mais preparadas para executar os exercícios nas aulas e nas competições. Sabendo disso pode-se condicionar as atletas com uma boa e adequada prática pedagógica para que tenham mais autoconfiança e confiança em seus professores, com incentivos proporcionados pelos professores. Considerações finais: Ainda pode-se utilizar a motivação extrínseca pelo professor incentivando as alunas para que elas avancem e tenham mais autoconfiança, assim superando seus medos. É preciso um bom processo pedagógico, muita motivação, apoio dos pais e amigos e o principal: o afeto, a proteção e a motivação do professor.
Palavras-chave: Ginastica artística feminina
Medo
Estratégias de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6870
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JULIO CÉSAR ALVES GUEDES - ARTIGO FINAL.pdf421,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador