Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6870
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Guedes, Júlio César Alves Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T21:35:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T21:35:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6870 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ginastica artística feminina | pt_BR |
dc.subject | Medo | - |
dc.subject | Estratégias de ensino | - |
dc.title | O medo na ginástica artística feminina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8003622639575006 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8003622639575006 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Iwamoto, Thiago Camargo | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5384867084797134 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Costa, Sônia de Jesus da | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8220164222115367 | pt_BR |
dc.description.resumo | Resumo: O medo é um fator emocional que está presente em muitas atletas decorrente de várias causas e na Ginástica artística feminina fatores como complexidade nas acrobacias, cobranças e momentos de responsabilidades pesam nas atletas, causando emoções de medo. Contudo, tudo é treinável e pode ser melhorado desde que tenha um bom planejamento e treinamento. Objetivo: Analisar como os professores podem ajudar as suas alunas a vencerem o medo nas aulas de ginástica artística feminina. Metodologia: Trata-se de um estudo bibliográfico, na linha de pesquisa da “Ciência do esporte e da Saúde”, com natureza qualitativa, onde foram selecionados cinco artigos dentro de um recorte temporal de quinze anos. Resultados: observou-se que os professores têm um impacto extremamente importante para o auxílio na diminuição do medo das atletas de forma que controlem suas inseguranças e a melhor forma de tratamento é a motivação, a socialização e a confiança que os professores conquistam das atletas ao fazer com que elas se sintam mais preparadas para executar os exercícios nas aulas e nas competições. Sabendo disso pode-se condicionar as atletas com uma boa e adequada prática pedagógica para que tenham mais autoconfiança e confiança em seus professores, com incentivos proporcionados pelos professores. Considerações finais: Ainda pode-se utilizar a motivação extrínseca pelo professor incentivando as alunas para que elas avancem e tenham mais autoconfiança, assim superando seus medos. É preciso um bom processo pedagógico, muita motivação, apoio dos pais e amigos e o principal: o afeto, a proteção e a motivação do professor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física - Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
JULIO CÉSAR ALVES GUEDES - ARTIGO FINAL.pdf | 421,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador