PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuedes, Júlio César Alves Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T21:35:01Z-
dc.date.available2023-12-18T21:35:01Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6870-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGinastica artística femininapt_BR
dc.subjectMedo-
dc.subjectEstratégias de ensino-
dc.titleO medo na ginástica artística femininapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.contributor.referee2Iwamoto, Thiago Camargopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5384867084797134pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Sônia de Jesus dapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8220164222115367pt_BR
dc.description.resumoResumo: O medo é um fator emocional que está presente em muitas atletas decorrente de várias causas e na Ginástica artística feminina fatores como complexidade nas acrobacias, cobranças e momentos de responsabilidades pesam nas atletas, causando emoções de medo. Contudo, tudo é treinável e pode ser melhorado desde que tenha um bom planejamento e treinamento. Objetivo: Analisar como os professores podem ajudar as suas alunas a vencerem o medo nas aulas de ginástica artística feminina. Metodologia: Trata-se de um estudo bibliográfico, na linha de pesquisa da “Ciência do esporte e da Saúde”, com natureza qualitativa, onde foram selecionados cinco artigos dentro de um recorte temporal de quinze anos. Resultados: observou-se que os professores têm um impacto extremamente importante para o auxílio na diminuição do medo das atletas de forma que controlem suas inseguranças e a melhor forma de tratamento é a motivação, a socialização e a confiança que os professores conquistam das atletas ao fazer com que elas se sintam mais preparadas para executar os exercícios nas aulas e nas competições. Sabendo disso pode-se condicionar as atletas com uma boa e adequada prática pedagógica para que tenham mais autoconfiança e confiança em seus professores, com incentivos proporcionados pelos professores. Considerações finais: Ainda pode-se utilizar a motivação extrínseca pelo professor incentivando as alunas para que elas avancem e tenham mais autoconfiança, assim superando seus medos. É preciso um bom processo pedagógico, muita motivação, apoio dos pais e amigos e o principal: o afeto, a proteção e a motivação do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JULIO CÉSAR ALVES GUEDES - ARTIGO FINAL.pdf421,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador