PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção científica acerca do cuidado ao cuidador de idosos dependentes no âmbito da atenção primária à saúde
Autor(es): Melo, Thays Cardoso De
Primeiro Orientador: Araújo, Lorena Aparecida de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira, Damiana Aparecida Andrade de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
Resumo: INTRODUÇÃO: É previsto que nos próximo 30 anos pessoas com 80 anos de idade ou mais, se torne a maior população de forma triplicada, adjunto a futura realidade há uma preocupação, principalmente nos sistemas de saúde, aumentando a demanda e dos gastos públicos para suprir os serviços cuidados de longa duração. O idoso dependente é caracterizado pela falta de força em geral e são mais susceptíveis a doenças ou outras enfermidades, podendo também ser chamado de idoso fragilizado. OBJETIVOS: Levantar na literatura científica a importância de ações educativas na APS no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) para o cuidador de idosos fragilizados. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica, de aspecto qualitativo. RESULTADOS: Foram usados 23 artigos que passaram por uma análise criteriosa, por meio de resenhas críticas destacando ano de publicação, objetivos, metodologias e a formação dos autores mais um documento federativo. DISCUSSÃO: A discussão dos resultados desde estudo busca responder nossos questionamentos acerca da temática, foi levantado duas categorias sendo elas: Limitações no cuidado informal e A importância da Educação em Saúde para o cuidador informal na APS. CONCLUSÃO: O estudo permite entender que o não entendimento ou compreensão de estratégias que possam minimizar riscos à saúde, tanto para o idoso quanto para o familiar, desencadeia um cuidar inseguro fazendo com que não só o idoso dependa de cuidados, mas também torna o cuidador a quem necessitará. DeCS: Atenção Primária em Saúde; Educação em Saúde; Cuidadores; Idoso Fragilizado; Família; SUS.
Abstract: INTRODUCTION: It is predicted that in the next 30 years people aged 80 or over will become the largest population by three times, in addition to the future reality there is a concern, mainly in health systems, increasing demand and public spending to supply long-term care services. Dependent elderly people are characterized by a lack of strength in general and are more susceptible to illnesses or other illnesses, and can also be called frail elderly people. OBJECTIVES: Raise in scientific literature the importance of educational actions in PHC in the context of the Unified Health System (UHS) for caregivers of frail elderly people. METHODOLOGY: This is an integrative review of scientific literature, with a qualitative aspect. RESULTS: 23 articles were used, which underwent a careful analysis, through critical reviews highlighting the year of publication, objectives, methodologies and the training of the authors another federative document. DISCUSSION: The discussion of the results of this study seeks to answer our questions about the topic, two categories were raised, namely: Limitations in informal care and The importance of Health Education for informal caregivers in PHC. CONCLUSION: The study allows us to understand that the failure to understand or comprehend strategies that can minimize health risks, both for the elderly person and their family member, triggers unsafe care, making not only the elderly person dependent on care, but also making the caregiver to those who will need it. DeCS: Primary Health Care; Health education; Caregivers; Fragile Elderly; Family; SUS.
Palavras-chave: Atenção primária em saúde
SUS
Família
Idoso fragilizado
Educação em saúde
Cuidadores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6867
Data do documento: 15-Dez-2023
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