PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Thays Cardoso Dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T20:47:23Z-
dc.date.available2023-12-18T20:47:23Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6867-
dc.description.abstractINTRODUCTION: It is predicted that in the next 30 years people aged 80 or over will become the largest population by three times, in addition to the future reality there is a concern, mainly in health systems, increasing demand and public spending to supply long-term care services. Dependent elderly people are characterized by a lack of strength in general and are more susceptible to illnesses or other illnesses, and can also be called frail elderly people. OBJECTIVES: Raise in scientific literature the importance of educational actions in PHC in the context of the Unified Health System (UHS) for caregivers of frail elderly people. METHODOLOGY: This is an integrative review of scientific literature, with a qualitative aspect. RESULTS: 23 articles were used, which underwent a careful analysis, through critical reviews highlighting the year of publication, objectives, methodologies and the training of the authors another federative document. DISCUSSION: The discussion of the results of this study seeks to answer our questions about the topic, two categories were raised, namely: Limitations in informal care and The importance of Health Education for informal caregivers in PHC. CONCLUSION: The study allows us to understand that the failure to understand or comprehend strategies that can minimize health risks, both for the elderly person and their family member, triggers unsafe care, making not only the elderly person dependent on care, but also making the caregiver to those who will need it. DeCS: Primary Health Care; Health education; Caregivers; Fragile Elderly; Family; SUS.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtenção primária em saúdept_BR
dc.subjectSUSpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectIdoso fragilizadopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectCuidadorespt_BR
dc.titleProdução científica acerca do cuidado ao cuidador de idosos dependentes no âmbito da atenção primária à saúdept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Lorena Aparecida de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1655462345908495pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Damiana Aparecida Andrade de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3995417309036959pt_BR
dc.contributor.referee2Tolêdo, Silvia Rosa de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489835282320506pt_BR
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: É previsto que nos próximo 30 anos pessoas com 80 anos de idade ou mais, se torne a maior população de forma triplicada, adjunto a futura realidade há uma preocupação, principalmente nos sistemas de saúde, aumentando a demanda e dos gastos públicos para suprir os serviços cuidados de longa duração. O idoso dependente é caracterizado pela falta de força em geral e são mais susceptíveis a doenças ou outras enfermidades, podendo também ser chamado de idoso fragilizado. OBJETIVOS: Levantar na literatura científica a importância de ações educativas na APS no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) para o cuidador de idosos fragilizados. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica, de aspecto qualitativo. RESULTADOS: Foram usados 23 artigos que passaram por uma análise criteriosa, por meio de resenhas críticas destacando ano de publicação, objetivos, metodologias e a formação dos autores mais um documento federativo. DISCUSSÃO: A discussão dos resultados desde estudo busca responder nossos questionamentos acerca da temática, foi levantado duas categorias sendo elas: Limitações no cuidado informal e A importância da Educação em Saúde para o cuidador informal na APS. CONCLUSÃO: O estudo permite entender que o não entendimento ou compreensão de estratégias que possam minimizar riscos à saúde, tanto para o idoso quanto para o familiar, desencadeia um cuidar inseguro fazendo com que não só o idoso dependa de cuidados, mas também torna o cuidador a quem necessitará. DeCS: Atenção Primária em Saúde; Educação em Saúde; Cuidadores; Idoso Fragilizado; Família; SUS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0679379824472589pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC THAYS MELO.pdf862,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador