Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/686
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Psicomotricidade na iniciação esportiva sob enfoque da teoria sócio-histórica de Vygotsky |
Autor(es): | Soares, Matheus |
Primeiro Orientador: | Diniz, Clistênia Prudenciana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro |
Resumo: | O objetivo geral do estudo foi analisar a importância da aplicação da psicomotricidade sob o enfoque da pedagogia de Vygotsky, como uma abordagem profilática para o melhor desenvolvimento motor e psíquico da criança na iniciação esportiva. A pesquisa foi caracterizada como bibliográfica exploratória pois foram registradas e exploradas sob o método dedutivo as características da pedagogia de Vygotsky, psicomotricidade e desenvolvimento motor, visando apenas a descrição das informações coletadas sem interferir nas mesmas. Foram analisados artigos que corroboravam que a psicomotricidade é uma importante aliada do professor de Educação Física com a finalidade de auxiliar na criação de atividades que auxiliem as crianças a terem o desenvolvimento motor e psicomotor adequado, e o processo inclusivo da abordagem sóciointeracionalista de Vygotsky. Os objetivos propostos neste estudo foram alcançados, confirmando que a psicomotricidade sob o enfoque da pedagogia de Vygotsky aplicada dentro de uma iniciação esportiva, seja ela de esportes individuais ou coletivos, que os alunos sejam indivíduos típicos ou com alguma deficiência, são beneficiados tanto no seu desenvolvimento motor e psíquico, quanto em sua qualidade de vida e relações pessoais. |
Abstract: | The general objective of the study was to analyze the importance of the application of psychomotricity under the focus of Vygotsky's pedagogy, as a prophylactic approach for the better motor and psychic development of the child in sports initiation. The research was characterized as exploratory bibliography because the characteristics of Vygotsky's pedagogy, psychomotricity and motor development were recorded and explored under the deductive method, aiming only at describing the information collected without interfering with them. Articles that corroborated that psychomotricity is an important ally of the Physical Education teacher were analyzed in order to assist in the creation of activities that help children to have adequate motor and psychomotor development, and the inclusive process of Vygotsky's socio-interactionist approach. The objectives proposed in this study were achieved, confirming that psychomotricity under the focus of Vygotsky's pedagogy applied within a sports initiation, be it individual or collective sports, that students are typical individuals or with some disability, are benefited both in their motor and psychic development, as well as in their quality of life and personal relationships. |
Palavras-chave: | Psicomotricidade Vygotsky Iniciação esportiva |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/686 |
Data do documento: | 8-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Matheus Alves Documento Final.pdf | 268,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador