PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Matheus-
dc.date.accessioned2020-12-14T18:13:20Z-
dc.date.available2020-12-14T18:13:20Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/686-
dc.description.abstractThe general objective of the study was to analyze the importance of the application of psychomotricity under the focus of Vygotsky's pedagogy, as a prophylactic approach for the better motor and psychic development of the child in sports initiation. The research was characterized as exploratory bibliography because the characteristics of Vygotsky's pedagogy, psychomotricity and motor development were recorded and explored under the deductive method, aiming only at describing the information collected without interfering with them. Articles that corroborated that psychomotricity is an important ally of the Physical Education teacher were analyzed in order to assist in the creation of activities that help children to have adequate motor and psychomotor development, and the inclusive process of Vygotsky's socio-interactionist approach. The objectives proposed in this study were achieved, confirming that psychomotricity under the focus of Vygotsky's pedagogy applied within a sports initiation, be it individual or collective sports, that students are typical individuals or with some disability, are benefited both in their motor and psychic development, as well as in their quality of life and personal relationships.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectVygotsky-
dc.subjectIniciação esportiva-
dc.subject.otherDesenvolvimento motor-
dc.titlePsicomotricidade na iniciação esportiva sob enfoque da teoria sócio-histórica de Vygotskypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Diniz, Clistênia Prudenciana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076265393799586pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral do estudo foi analisar a importância da aplicação da psicomotricidade sob o enfoque da pedagogia de Vygotsky, como uma abordagem profilática para o melhor desenvolvimento motor e psíquico da criança na iniciação esportiva. A pesquisa foi caracterizada como bibliográfica exploratória pois foram registradas e exploradas sob o método dedutivo as características da pedagogia de Vygotsky, psicomotricidade e desenvolvimento motor, visando apenas a descrição das informações coletadas sem interferir nas mesmas. Foram analisados artigos que corroboravam que a psicomotricidade é uma importante aliada do professor de Educação Física com a finalidade de auxiliar na criação de atividades que auxiliem as crianças a terem o desenvolvimento motor e psicomotor adequado, e o processo inclusivo da abordagem sóciointeracionalista de Vygotsky. Os objetivos propostos neste estudo foram alcançados, confirmando que a psicomotricidade sob o enfoque da pedagogia de Vygotsky aplicada dentro de uma iniciação esportiva, seja ela de esportes individuais ou coletivos, que os alunos sejam indivíduos típicos ou com alguma deficiência, são beneficiados tanto no seu desenvolvimento motor e psíquico, quanto em sua qualidade de vida e relações pessoais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.relation.referencesARENA, Simone Sagres; BOHME, Maria Tereza Silveira. Programas De Iniciação E Especialização Esportiva Na Grande São Paulo. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, n. 14, p. 184-195, jul. 2000. Disponível em: https://mid.curitiba.pr.gov.br/2015/00161653.pdf. Acesso em 19 ago. 2019. ARROYO, Claudia; DE OLIVEIRA, Sandra Regina Garijo. Atividade aquática e a psicomotricidade de crianças com paralisia cerebral. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, p. 97-105, 2007. 10 BECKER, F. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. Porto Alegre, 1993. BRITES, Luciana. Como é a avaliação de funções psicomotoras em crianças? Instituto Neuro Saber, 2019. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/psicomotricidade/. Acesso em 27 set. 2020. CHAZAUD, Jacques. Introdução a psicomotricidade: síntese dos enfoques e dos métodos. São Paulo, Manole, 1976. CLARK, Jane E.; WHITALL, Jill. What is motor development? The lessons of history. Quest, v. 41, n. 3, p. 183-202, 1989. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/254324039_What_Is_Motor_Development_ The_Lessons_of_History. Acesso em 25 mar. 2019. DE AQUINO, Mislene Ferreira Santos et al. A psicomotricidade como ferramenta da educação física na educação infantil. RBFF-Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 4, n. 14, 2012. FALKENBACH, Atos Prinz; DIESEL, Daniela; DE OLIVEIRA, Lidiane Cavalheiro. O jogo da criança autista nas sessões de psicomotricidade relacional. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 2, 2010. FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: uma visão pessoal. Construção psicopedagógica, v. 18, n. 17, p. 42-52, 2010. GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C.; GOODWAY, Jacqueline D. Compreendendo o desenvolvimento motor. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. HAYWOOD, Kathleen M.; GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. NEVES, Rita de Araujo; DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. 2006. OLIVEIRA, W. A. et al. A psicomotricidade e o desenvolvimento infantil sob o enfoque da Psicologia histórico-cultural de Vygotsky. Universidade Federal de Uberlândia. 4ª semana do servidor e 5ª semana acadêmica, 2008. PERES, Regina Cristiane NC. O lúdico no desenvolvimento da criança com paralisia cerebral espástica. Journal of Human Growth and Development, v. 14, n. 3, 2004. PINTO, kelly. Uma reflexão sobre a atuação do psicomotricista na educação física infantil. In. Ferreira, Carlos Alberto de Mattos. Psicomotricidade: da educação infantil á gerontologia. São Paulo: Lovise, 2000. P. 87-92. REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva Histórico-Cultural da Educação. Rio de Janeiro, Vozes, 1999. 11 SANTANA, Wilton Carlos de. Uma proposta de subsídios pedagógicos para o futsal na infância. EFArtigos, Natal, v. 03, n. 4, junho 2005. Disponível em: http://www.fundesporte.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/32/2017/03/Umaproposta-de-subsidios-pedagogicos-para-o-futsal-na-infancia.pdf. Acesso em 28 mar. 2019. SANTOS, Andreia Catarina Amaral. Psicomotricidade. Tese de Doutorado. 2015. SANTOS, Saulo; SCAGLIA, Alcides José. Como se ensina e como se aprende o futebol através de uma prática interacionista. Movimento e Percepção, v. 7, n. 10, 2007. TSUKAMOTO, Mariana Hamuri Cruz; NUNOMURA, Myrian. Iniciação esportiva e infância: Um olhar sobre a ginástica artística. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 159-176, maio 2005. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/166. Acesso em 28 mar. 2019.pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus Alves Documento Final.pdf268,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador