PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6854
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Propondo metologias para o ensino de frações
Autor(es): Vale, Marilia Sousa Do
Primeiro Orientador: Vieira, Vanda Domingos
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Candido
metadata.dc.contributor.referee2: Leandro, Bianka Carneiro
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade apresentar o estudo sobre frações frisando nas dificuldades expostas pelos alunos em sala de aula, buscando formas de promover um melhor desenvolvimento e uma melhor aprendizagem. Esse projeto teve como embasamento pesquisas bibliográficas afim de compreender melhor essa temática, para tal foram utilizadas as obras de Druck (2005, Cavaliere (2005), Santos e Fonseca (2019), Santos (2014), Scolaro (2008) e Lorenzato (2008). Para o desenvolvimento desse trabalho foi utilizado o método qualitativo, que visava analisar o modo como vem sendo transmitido o conteúdo das frações aos alunos, e as poucas informações encontradas foram nos livros, com os ensinamentos clássicos de divisão do bolo, do chocolate e da pizza prejudicando ensino e dificultando que ele seja de qualidade. Assim, foram levantados métodos para auxiliar os estudantes em uma maior compreensão das frações, obtendo resultados positivos. Para finalizar, é necessário que haja uma intervenção dos profissionais da área de matemática para dominarem o conteúdo antes de transmiti-lo, afim de levar um melhor conceito para sala de aula e deixar com que os alunos criem seus próprios aprendizados através das ideias expostas e não deixando a eles o falso domínio das frações
Abstract: The purpose of this work is to present the study of fractions, emphasizing the difficulties exposed by students in the classroom, seeking ways to promote better development and better learning. This project was based on bibliographic research in order to better understand this theme, for which the works of Druck (2005, Cavaliere (2005), Santos and Fonseca (2019), Santos (2014), Scolaro (2008) and Lorenzato (2008) were used. For the development of this work, the qualitative method was used, which aimed to analyze the way in which the content of fractions has been transmitted to students, and the little information found was in books, with the classic teachings of dividing cake, chocolate and pizza, harming teaching and making it difficult for it to be of quality. Thus, methods were devised to help students gain a better understanding of fractions, with positive results. Finally, it is necessary for mathematics professionals to master the content before transmitting it, in order to bring a better concept to the classroom and allow students to create their own learning through the ideas exposed and not leaving them the false mastery of fractions.
Palavras-chave: Frações
Dificuldades matemáticas
Intervenção pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6854
Data do documento: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Marília Sousa do Vale - finalizado[1].pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador