PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Econômicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6851
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estimativa da elasticidade de transmissão de preços no mercado de boi gordo em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia de 2014 a 2023.
Autor(es): Rodrigues, Savio Batista
Primeiro Orientador: Leão, Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Jeferson de Castro
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Wagno Pereira da
Resumo: A produção de carne bovina é muito importante para o complexo agroindustrial brasileiro, constituindo na principal fonte de proteínas do sistema alimentar da população brasileira e conduzindo inúmeras tecnologias para o avanço da bovinocultura, que tem desempenhado um papel de destaque na economia nacional e global. Esse trabalho tem como objetivo estimar a elasticidade de transmissão, integração e causalidade de preços da carne de boi gordo nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Sendo assim, avaliar a intensidade de transmissão de preços e identificar as relações existentes entre o preço do boi gordo em cada estado. A pesquisa utiliza dados diários de preços no período de fevereiro de 2014 a março de 2023 e a metodologia empregada, inclui técnicas de análise de transmissão de preços e integração de mercados, por meio de testes de causalidade em séries temporais, teste ADF, teste de integração de mercado e teste de cointegração. Os resultados indicam que os mercados de boi gordo são integrados, ou seja, um choque de oferta ou demanda no mercado 1 impacta os preços no mercado 2. Além disso, o teste de Causalidade de Granger revela que o mercado 1 causa variações nos preços do mercado 2. Os testes realizados de transmissão de preços comprovam a existência da elasticidade, sendo assim os mercados, tem com rápida transmissão de informações entre os mercados.
Palavras-chave: Mercado agrícola
Elasticidade de transmissão de preços
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6851
Data do documento: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Ciências Econômicas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador