PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6849
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aulas dialogadas auxiliando na resolução de problemas matemáticos
Autor(es): Santos, Welisney Sebastião Dos
Primeiro Orientador: Vieira, Vanda Domingos
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Candido
metadata.dc.contributor.referee2: Pela, Rosimara Fachin
Resumo: O seguinte trabalho empenhou-se em mostrar de que maneira as aulas dialogadas auxiliam nas aprendizagens matemática dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual de Período Integral Cecília Meireles. Esse projeto baseou-se, em uma pesquisa qualitativa, sendo os principais autores utilizados nessa pesquisa, Fiorentini e Lorenzato; Gasparin e Petenucci, Lorenzato; Skovsmose; além do caderno do SAEGO (2023), que em suas obras mostram a importância da Educação Matemática e Ramos e Moraes defendem a importância das aulas dialogadas para auxiliar no desenvolvimento dos alunos, bem como na resolução de problemas. Para atingir o objetivo desse trabalho, foi utilizado o caderno do SAEGO (2023) durante a realização da proposta de aula dialogado, que consequentemente obteve resultados positivos uma vez que os alunos apresentaram melhoras significativas nas notas das avaliações realizadas no decorrer do projeto. Como conclusão acredita-se que é necessário buscar novas estratégias para o ensino e aprendizagem da matemática dentro e fora da sala de aula, pois, nem todos os alunos aprendem da mesma maneira e nem no mesmo ritmo, e ao fornecer novas de estratégias de ensino, é possível atingir uma quantidade maior de alunos, permitindo que eles possam aprender de fato.
Abstract: The following work aimed to understand how dialogued classes help the mathematical learning of high school students at the Cecília Meireles Full-Time State College. This project was based on qualitative research, with the main authors of this research being Fiorentini & Lorenzato; Gasparin & Petenucci, Lorenzato; Skovsmose; in addition to the SAEGO (2023) booklet, which in their works show the importance of Mathematics Education and Ramos and Moraes defend the importance of dialogued classes to help students' development, as well as problem solving. In order to achieve the objective of this work, the SAEGO (2023) notebook was used during the implementation of the dialogued lesson proposal, which consequently obtained positive results since the students showed significant improvements in the grades of the assessments carried out during the course of the project. In conclusion, it is believed that it is necessary to look for new strategies for teaching and learning mathematics inside and outside the classroom, because not all students learn in the same way or at the same pace, and by providing new teaching strategies, it is possible to reach a greater number of students, allowing them to really learn.
Palavras-chave: Educação matemática
Aulas dialogadas
Resolução de problemas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6849
Data do documento: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Welisney_Sebastião_dos_Santos[1].pdf961,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador