PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Welisney Sebastião Dospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T19:24:21Z-
dc.date.available2023-12-18T19:24:21Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6849-
dc.description.abstractThe following work aimed to understand how dialogued classes help the mathematical learning of high school students at the Cecília Meireles Full-Time State College. This project was based on qualitative research, with the main authors of this research being Fiorentini & Lorenzato; Gasparin & Petenucci, Lorenzato; Skovsmose; in addition to the SAEGO (2023) booklet, which in their works show the importance of Mathematics Education and Ramos and Moraes defend the importance of dialogued classes to help students' development, as well as problem solving. In order to achieve the objective of this work, the SAEGO (2023) notebook was used during the implementation of the dialogued lesson proposal, which consequently obtained positive results since the students showed significant improvements in the grades of the assessments carried out during the course of the project. In conclusion, it is believed that it is necessary to look for new strategies for teaching and learning mathematics inside and outside the classroom, because not all students learn in the same way or at the same pace, and by providing new teaching strategies, it is possible to reach a greater number of students, allowing them to really learn.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectAulas dialogadas-
dc.subjectResolução de problemas-
dc.titleAulas dialogadas auxiliando na resolução de problemas matemáticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Vanda Domingospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214304736762912pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Adelino Candidopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787pt_BR
dc.contributor.referee2Pela, Rosimara Fachinpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1632178399296073pt_BR
dc.description.resumoO seguinte trabalho empenhou-se em mostrar de que maneira as aulas dialogadas auxiliam nas aprendizagens matemática dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual de Período Integral Cecília Meireles. Esse projeto baseou-se, em uma pesquisa qualitativa, sendo os principais autores utilizados nessa pesquisa, Fiorentini e Lorenzato; Gasparin e Petenucci, Lorenzato; Skovsmose; além do caderno do SAEGO (2023), que em suas obras mostram a importância da Educação Matemática e Ramos e Moraes defendem a importância das aulas dialogadas para auxiliar no desenvolvimento dos alunos, bem como na resolução de problemas. Para atingir o objetivo desse trabalho, foi utilizado o caderno do SAEGO (2023) durante a realização da proposta de aula dialogado, que consequentemente obteve resultados positivos uma vez que os alunos apresentaram melhoras significativas nas notas das avaliações realizadas no decorrer do projeto. Como conclusão acredita-se que é necessário buscar novas estratégias para o ensino e aprendizagem da matemática dentro e fora da sala de aula, pois, nem todos os alunos aprendem da mesma maneira e nem no mesmo ritmo, e ao fornecer novas de estratégias de ensino, é possível atingir uma quantidade maior de alunos, permitindo que eles possam aprender de fato.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Welisney_Sebastião_dos_Santos[1].pdf961,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador