PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6847
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impactos do manejo apícola na qualidade do mel: uma análise dos fatores e estratégias de melhoria
Autor(es): Barbosa, Viviane Alcantara Nunes
Primeiro Orientador: Padua, Delma Machado Cantisani
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Laudicéia Oliveira da
metadata.dc.contributor.referee2: Castanheira, Marlos
Resumo: A qualidade do mel é afetada por uma série de fatores, e o manejo apícola desempenha um papel crucial nesse processo. Este trabalho objetiva revisar a literatura sobre os principais aspectos do manejo do apiário que afetam a qualidade do mel, identificando os determinantes mais significativos. Além disso, pretende-se destacar estratégias e melhores práticas que os apicultores podem. Fatores como a florada local, condições climáticas e práticas de manejo impactam diretamente nas características sensoriais e nutricionais do mel produzido. Uma análise aprofundada destes elementos revela a importância de estratégias específicas para aprimorar a qualidade do mel, incluindo a adoção de boas práticas na colheita e extração do mel, o manejo sanitário nos apiários e a certificações e padrões de qualidade do mel que se almeja obter. A compreensão desses determinantes e a implementação de práticas aprimoradas são fundamentais para garantir um mel de alta qualidade, atendendo às expectativas dos consumidores e promovendo a sustentabilidade na apicultura. Uma continuidade pertinente do presente trabalho seria realizar um levantamento abrangente dos apiários que possuem selos de inspeção de mel. Esse enfoque permitiria uma avaliação minuciosa dos pontos críticos que impactam diretamente a qualidade do mel.
Palavras-chave: Abelha
Néctar
Colmeia
Apicultura
Polinização
Pólen
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6847
Data do documento: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC VIVIANE CORRIGIDO.pdf954,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador