Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6841
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | "Damas das operações": um jogo que contribui para o aprendizado das quatro operações fundamentais |
Autor(es): | Pereira, Mayra Gabrielly Alves |
Primeiro Orientador: | Vieira, Vanda Domingos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Leandro, Bianka Carneiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pela, Rosimara Fachin |
Resumo: | O seguinte trabalho visou entender de que forma os jogos e brincadeiras contribuem com o desenvolvimento das habilidades matemática de alunos do Ensino Médio de dois locais diferentes. Esse projeto baseou-se, em uma pesquisa qualitativa, sendo os principais autores pesquisados, Lorenzato e Peretti e Tonin Da Costa que em suas obras mostram como os jogos podem auxiliar no desenvolvimento dos alunos em vários aspectos como o educacional, emocional, cognitivo e social. Para se chegar a uma conclusão foi aplicado um jogo de autoria própria chamado “Damas das Operações” em dois lugares distintos e com os resultados obtidos foi possível entender que quando os jogos fazem parte da vida dos alunos, elas se desenvolvem de forma integral em seu aprendizado. Concluiu-se que o jogo pode ser uma ferramenta eficaz no aprimoramento da compreensão de matemática básica, pois, constantemente desafia os alunos a lembrarem como pode ser resolvido as expressões numéricas e proporciona uma abordagem divertida para o trabalho em sala de aula. |
Abstract: | The following work aimed to understand how games and play contribute to the development of the mathematical skills of high school students from two different locations. This project was based on qualitative research, with the main authors of this research being Lorenzato and Peretti & Tonin Da Costa, who in their works show how games can help develop students in various aspects such as educational, emotional, cognitive and social. In order to reach a conclusion, a game designed by the author called "Checkers of Operations" was applied in two different places and the results obtained showed that when games are part of students' lives, they develop fully in their learning. It was concluded that the game can be an effective tool for improving understanding of basic mathematics, as it constantly challenges students to remember how numerical expressions can be solved and provides a fun approach to classroom work. |
Palavras-chave: | Educação matemática Jogos Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6841 |
Data do documento: | 5-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC_Mayra_Gabrielly_Alves_Pereira[1].pdf | 671,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador