PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Mayra Gabrielly Alvespt_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T19:11:33Z-
dc.date.available2023-12-18T19:11:33Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6841-
dc.description.abstractThe following work aimed to understand how games and play contribute to the development of the mathematical skills of high school students from two different locations. This project was based on qualitative research, with the main authors of this research being Lorenzato and Peretti & Tonin Da Costa, who in their works show how games can help develop students in various aspects such as educational, emotional, cognitive and social. In order to reach a conclusion, a game designed by the author called "Checkers of Operations" was applied in two different places and the results obtained showed that when games are part of students' lives, they develop fully in their learning. It was concluded that the game can be an effective tool for improving understanding of basic mathematics, as it constantly challenges students to remember how numerical expressions can be solved and provides a fun approach to classroom work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectJogos-
dc.subjectAprendizagem-
dc.title"Damas das operações": um jogo que contribui para o aprendizado das quatro operações fundamentaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Vanda Domingospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214304736762912pt_BR
dc.contributor.referee1Leandro, Bianka Carneiropt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9230988579595245pt_BR
dc.contributor.referee2Pela, Rosimara Fachinpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1632178399296073pt_BR
dc.description.resumoO seguinte trabalho visou entender de que forma os jogos e brincadeiras contribuem com o desenvolvimento das habilidades matemática de alunos do Ensino Médio de dois locais diferentes. Esse projeto baseou-se, em uma pesquisa qualitativa, sendo os principais autores pesquisados, Lorenzato e Peretti e Tonin Da Costa que em suas obras mostram como os jogos podem auxiliar no desenvolvimento dos alunos em vários aspectos como o educacional, emocional, cognitivo e social. Para se chegar a uma conclusão foi aplicado um jogo de autoria própria chamado “Damas das Operações” em dois lugares distintos e com os resultados obtidos foi possível entender que quando os jogos fazem parte da vida dos alunos, elas se desenvolvem de forma integral em seu aprendizado. Concluiu-se que o jogo pode ser uma ferramenta eficaz no aprimoramento da compreensão de matemática básica, pois, constantemente desafia os alunos a lembrarem como pode ser resolvido as expressões numéricas e proporciona uma abordagem divertida para o trabalho em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Mayra_Gabrielly_Alves_Pereira[1].pdf671,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador