PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6830
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de laboratoriais de pacientes infectados pelo vírus da dengue
Título(s) alternativo(s): Análise de laboratoriais de pacientes infectados pelo vírus da dengue
Autor(es): Alves, Ana Beatriz Belo
Sanches, Arthur Costa
Primeiro Orientador: Gomes, Clayson Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Sérgio Henrique Nascente
Resumo: Introdução: A dengue é uma arbovirose de alta prevalência no Brasil, seu quadro clínico é caracterizado por dores no corpo, febre alta, dores de cabeça, manifestações hemorrágicas, entre outros sintomas inespecíficos. O diagnóstico é feito pela clínica e teste de detecção viral por cadeia da polimerase por transcriptase reversa (RT-PCR). Além disso o quadro laboratorial do paciente auxilia no prognóstico e tratamento da infecção. O hemograma é marcado por leucopenia e trombocitopenia além de linfopenia e monocitose. O estudo da clínica, epidemiologia, surtos e perfil populacional dos casos da dengue é de extrema importância para a evolução da abordagem dessa doença no país para que haja uma melhora na prevenção e conduta dos pacientes com Dengue. Metodologia: Estudo retrospectivo do tipo transversal com avaliação de dados secundários referentes a dosagem de NS1, IgG, IgM e hemograma de 2117 pacientes atendidos no Laboratório Clínico Hospitalar do Policial Militar do Estado de Goiás (LCHPM), dos anos de 2020, 2021 e 2022, incluídos pacientes que realizaram teste diagnóstico para dengue, de forma que o critério diagnóstico foi considerado a positividade de NS1 ou IgM. Resultados: O estudo obteve 389 pacientes diagnosticados com dengue, esses pacientes apresentaram alterações significantes de plaquetas (p<0,0001), leucócitos (p<0,0001), linfócitos (p<0,0001), neutrófilos (p<0,0001) e monócitos (p=0,0044), quando comparados com os pacientes negativos para a infecção. Quanto a epidemiologia, houve um aumento no número de casos da dengue no ano de 2022, com um aumento entre o quarto trimestre de 2021 e o terceiro de 2022, representando um aumento de 330% em relação ao ano de 2021. Conclusão: O padrão laboratorial dos pacientes analisados confirmou alterações como trombocitopenia, leucocitose, linfopenia, monocitose, neutrófilos aumentados e alterações na função hepática nos pacientes que apresentaram infecção pelo vírus da dengue.
Palavras-chave: Dengue
Infecção
Diagnóstico
Vírus
Laboratório
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6830
Data do documento: 20-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC artur e ana beatriz _RAG.docx39,42 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador