PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conhecimento e compreensão de professores universitários sobre doação de órgãos e tecidos: validação de um questionário para coleta de dados
Autor(es): Jesus, Daniela Nascimento De
Primeiro Orientador: Faria, Leila Márcia Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Primo, Mariusa Gomes Borges
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Hilana Aparecida de Oliveira
Resumo: INTRODUÇÃO: Ao considerar que o processo de doação e transplante de órgãos e tecidos se realiza em ambiente hospitalar, exigindo o manejo correto, além do conhecimento científico e dos princípios éticos e legais inerentes ao seu desenvolvimento, torna-se de extrema importância a figura dos profissionais da saúde nos procedimentos referentes a tal processo. Dessa forma, a avaliação é uma atividade que produz e analisa informações sobre a relação entre atos públicos e seus resultados e impactos. É uma ferramenta primordial para melhorar a capacidade de aprender, conduzir mudanças bem-sucedidas e definir resultados alcançáveis na eficiência. OBJETIVO: Descrever a elaboração e validação de um instrumento de coleta de dados com a finalidade de avaliar o conhecimento e compreensão dos professores universitários da área da saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) a respeito da doação de órgãos e tecidos para transplante. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo que realizado para validar um instrumento de coleta de dados para avaliar a compreensão dos docentes da PUC Goiás. A validação aparente e de conteúdo foi realizada por docentes da Pontíficia Universidade Católica de Goiás e por profissionais da Central Estadual de Transplante de Goiás (CET). Foram selecionados 6 profissionais sendo: dois enfermeiros e uma psicóloga da Central Estadual de Transplante e três docentes da PUC, sendo dois da enfermagem e um da medicina. Foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (COEP) através do parecer nº 6.302.675, CAAE 73631123.3.0000.0037. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a revisão da literatura iniciamos a elaboração do questionário estruturado com perguntas fechadas. Durante a construção do instrumento de coleta de dados, o mesmo sofreu várias alterações, principalmente as relacionadas a coerências das perguntas, estrutura, gramática, classificação de informações, com intuito de promover a sua aplicação com conteúdo claro e objetivo. Elaborou-se o instrumento para avaliação de conhecimento com base em 3 domínios: (1) intenção de doar órgãos e tecidos, (2) a compreensão da legislação atual sobre doação de órgãos e tecidos para transplante e (3) a perspectiva sobre doação de órgãos e tecidos no meio acadêmico entre profissionais universitários. Construiu-se o instrumento com dezoito itens, e submeteu-se à validação aparente e de conteúdo. Para avaliar os diferentes domínios, disponibilizamos as questões e solicitamos avaliação quanto à clareza e objetividade, proporcionando um espaço destinado à discussão específica de cada questão. Esse formato permitiu aos avaliadores oferecerem comentários individualizados sobre cada pergunta. CONCLUSÃO: A meticulosa avaliação deste instrumento, envolvendo cuidadosa seleção de profissionais responsáveis por esta etapa, proporcionou uma base sólida para a coleta de dados confiáveis e significativos. A importância intrínseca deste trabalho reside na contribuição substancial para o entendimento das atitudes, conhecimentos e percepções dos docentes em relação à doação de órgãos. Essa compreensão é fundamental não apenas para o avanço do conhecimento acadêmico, mas também para orientar estratégias eficazes de conscientização e educação no contexto acadêmico.
Palavras-chave: Docentes
Teachers
Obtenção de doação de órgãos e tecidos
Doação de órgãos
Avaliação de conhecimento
Obtaining organ and tissue donations
Organ donation
Knowledge assessment
Instrument validation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6817
Data do documento: 15-Dez-2023
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