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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6817
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Jesus, Daniela Nascimento De | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T15:19:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T15:19:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6817 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.subject | Obtenção de doação de órgãos e tecidos | - |
dc.subject | Doação de órgãos | - |
dc.subject | Avaliação de conhecimento | - |
dc.subject | Obtaining organ and tissue donations | - |
dc.subject | Organ donation | - |
dc.subject | Knowledge assessment | - |
dc.subject | Instrument validation | - |
dc.title | Conhecimento e compreensão de professores universitários sobre doação de órgãos e tecidos: validação de um questionário para coleta de dados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Faria, Leila Márcia Pereira de | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0943323037991711 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Primo, Mariusa Gomes Borges | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0685106299019510 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Melo, Hilana Aparecida de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9854207870488990 | pt_BR |
dc.description.resumo | INTRODUÇÃO: Ao considerar que o processo de doação e transplante de órgãos e tecidos se realiza em ambiente hospitalar, exigindo o manejo correto, além do conhecimento científico e dos princípios éticos e legais inerentes ao seu desenvolvimento, torna-se de extrema importância a figura dos profissionais da saúde nos procedimentos referentes a tal processo. Dessa forma, a avaliação é uma atividade que produz e analisa informações sobre a relação entre atos públicos e seus resultados e impactos. É uma ferramenta primordial para melhorar a capacidade de aprender, conduzir mudanças bem-sucedidas e definir resultados alcançáveis na eficiência. OBJETIVO: Descrever a elaboração e validação de um instrumento de coleta de dados com a finalidade de avaliar o conhecimento e compreensão dos professores universitários da área da saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) a respeito da doação de órgãos e tecidos para transplante. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo que realizado para validar um instrumento de coleta de dados para avaliar a compreensão dos docentes da PUC Goiás. A validação aparente e de conteúdo foi realizada por docentes da Pontíficia Universidade Católica de Goiás e por profissionais da Central Estadual de Transplante de Goiás (CET). Foram selecionados 6 profissionais sendo: dois enfermeiros e uma psicóloga da Central Estadual de Transplante e três docentes da PUC, sendo dois da enfermagem e um da medicina. Foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (COEP) através do parecer nº 6.302.675, CAAE 73631123.3.0000.0037. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a revisão da literatura iniciamos a elaboração do questionário estruturado com perguntas fechadas. Durante a construção do instrumento de coleta de dados, o mesmo sofreu várias alterações, principalmente as relacionadas a coerências das perguntas, estrutura, gramática, classificação de informações, com intuito de promover a sua aplicação com conteúdo claro e objetivo. Elaborou-se o instrumento para avaliação de conhecimento com base em 3 domínios: (1) intenção de doar órgãos e tecidos, (2) a compreensão da legislação atual sobre doação de órgãos e tecidos para transplante e (3) a perspectiva sobre doação de órgãos e tecidos no meio acadêmico entre profissionais universitários. Construiu-se o instrumento com dezoito itens, e submeteu-se à validação aparente e de conteúdo. Para avaliar os diferentes domínios, disponibilizamos as questões e solicitamos avaliação quanto à clareza e objetividade, proporcionando um espaço destinado à discussão específica de cada questão. Esse formato permitiu aos avaliadores oferecerem comentários individualizados sobre cada pergunta. CONCLUSÃO: A meticulosa avaliação deste instrumento, envolvendo cuidadosa seleção de profissionais responsáveis por esta etapa, proporcionou uma base sólida para a coleta de dados confiáveis e significativos. A importância intrínseca deste trabalho reside na contribuição substancial para o entendimento das atitudes, conhecimentos e percepções dos docentes em relação à doação de órgãos. Essa compreensão é fundamental não apenas para o avanço do conhecimento acadêmico, mas também para orientar estratégias eficazes de conscientização e educação no contexto acadêmico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Validação de instrumento | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1889277922527403 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Enfermagem |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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Conhecimento e compreensão de professores universitários sobre doação de órgãos e tecidos_ validação de um questionário para coleta de dados.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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