PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6814
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Realidade prisional feminina e o dano da separação dos filhos do cárcere no Brasil
Autor(es): Soares, Geovanna Lissa Damasceno
Primeiro Orientador: Tavares Neto, José Querino
metadata.dc.contributor.referee1: Tavares Neto, José Querino
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Angela Maria Aires
Resumo: O sistema prisional brasileiro é um ambiente hostil, no qual as pessoas enfrentam uma série de dificuldades. Contudo, para as mulheres, a situação é ainda mais delicada, devido ao machismo estrutural presente na sociedade. Esse fenômeno se manifesta de diversas formas e está presente em todos os âmbitos da vida social, desde as relações interpessoais até as estruturas institucionais que regem a vida das pessoas. O machismo é ainda mais acentuado para as mulheres que estão cumprindo pena em unidades prisionais, sujeitas a uma série de abusos e violências por parte dos agentes penitenciários e de outros presos. Além disso, a condição de cumprimento de pena por mulheres é outro fator que torna a experiência da prisão ainda mais difícil, com condições de vida precárias e infraestrutura insuficiente para atender às necessidades das mulheres. A condição de mães nesses ambientes agrava ainda mais a situação, com obstáculos que afetam a saúde física e emocional das mulheres e sua relação com seus filhos. A pesquisa realizada teve como objetivo analisar a situação das mulheres que cumprem pena em unidades prisionais brasileiras, com foco na condição de mães. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de artigos científicos e relatórios governamentais que abordam o tema. Concluiu-se que a situação das mulheres em prisões brasileiras é alarmante e necessita de políticas públicas mais efetivas para melhorar as condições de vida dessas mulheres e de seus filhos. É fundamental que sejam realizadas mais pesquisas que abordem a condição de cumprimento de pena por mulheres e a condição de mães nesses ambientes, a fim de identificar as principais dificuldades enfrentadas por essas mulheres e propor alternativas para melhorar suas condições de vida. A pesquisa bibliográfica foi essencial para a obtenção de dados e informações que fundamentam a discussão sobre a situação das mulheres em unidades prisionais brasileiras.
Palavras-chave: Machismo
Mulheres encarceradas
Maternidade nas prisões
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6814
Data do documento: 27-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GEOVANNA LISSA DAMASCENO SOARES.pdf409,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador