PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6800
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Hidrogênio: o futuro combustível da aviação civil
Autor(es): Oliveira, Felipe Fante de
Primeiro Orientador: Fernandes, Andréluiz da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Humberto César
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Roberto Márcio dos
Resumo: Os eventos climáticos adversos que vêm abalando o planeta de modo evidente nos dias atuais fizeram com que grandes instituições e governos mundiais buscassem medidas para conter ou mitigar suas causas. Esse cenário de mudanças climáticas negativas é influenciado, entre outros fatores, pela ação antrópica, em especial a relacionada ao desmatamento, à indústria e a diversas outras atividades, entre elas, a aviação, que participa na casa de 2,5% com a emissão de gases poluentes na atmosfera. Nesse sentido, ações visando a diminuição das emissões de gases do efeito estufa, bem como a necessária sustentabilidade dos meios de transporte, hoje dependentes do petróleo, configuram-se como principal vetor para a melhora nos níveis de poluição. Considerando esta realidade, essa pesquisa tem por objetivo, após retratar a evolução dos motores aeronáuticos desde o começo do século passado até os dias de hoje, salientar a busca por um combustível limpo, alternativo aos fósseis, que propicie eficiência econômica e sustentável na aviação. O hidrogênio surge nesse cenário como essa alternativa de fonte energética para uso em aeronaves. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se da pesquisa de natureza básica, com objetivos descritivos e abordagem qualitativa, mediante o uso de procedimentos bibliográficos. A conclusão é de que, apesar de encontrar desafios, a utilização do hidrogênio como combustível sustentável na aviação se mostra viável tanto do ponto de vista técnico como ambiental, sendo apto a mitigar a poluição atmosférica provocada pela atividade aérea, fator crucial para se ter uma aviação próspera e sem emissão de poluentes.
Palavras-chave: Aviação
Combustível
Hidrogênio
Sustentabilidade
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::PROPULSAO AEROESPACIAL::MOTORES ALTERNATIVOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6800
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC FELIPE FANTE .pdf608,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador