Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6800
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Hidrogênio: o futuro combustível da aviação civil |
Autor(es): | Oliveira, Felipe Fante de |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Andréluiz da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Machado, Humberto César |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Roberto Márcio dos |
Resumo: | Os eventos climáticos adversos que vêm abalando o planeta de modo evidente nos dias atuais fizeram com que grandes instituições e governos mundiais buscassem medidas para conter ou mitigar suas causas. Esse cenário de mudanças climáticas negativas é influenciado, entre outros fatores, pela ação antrópica, em especial a relacionada ao desmatamento, à indústria e a diversas outras atividades, entre elas, a aviação, que participa na casa de 2,5% com a emissão de gases poluentes na atmosfera. Nesse sentido, ações visando a diminuição das emissões de gases do efeito estufa, bem como a necessária sustentabilidade dos meios de transporte, hoje dependentes do petróleo, configuram-se como principal vetor para a melhora nos níveis de poluição. Considerando esta realidade, essa pesquisa tem por objetivo, após retratar a evolução dos motores aeronáuticos desde o começo do século passado até os dias de hoje, salientar a busca por um combustível limpo, alternativo aos fósseis, que propicie eficiência econômica e sustentável na aviação. O hidrogênio surge nesse cenário como essa alternativa de fonte energética para uso em aeronaves. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se da pesquisa de natureza básica, com objetivos descritivos e abordagem qualitativa, mediante o uso de procedimentos bibliográficos. A conclusão é de que, apesar de encontrar desafios, a utilização do hidrogênio como combustível sustentável na aviação se mostra viável tanto do ponto de vista técnico como ambiental, sendo apto a mitigar a poluição atmosférica provocada pela atividade aérea, fator crucial para se ter uma aviação próspera e sem emissão de poluentes. |
Palavras-chave: | Aviação Combustível Hidrogênio Sustentabilidade |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::PROPULSAO AEROESPACIAL::MOTORES ALTERNATIVOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6800 |
Data do documento: | 14-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC FELIPE FANTE .pdf | 608,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador