Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6800
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Felipe Fante de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T13:33:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T13:33:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6800 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aviação | pt_BR |
dc.subject | Combustível | pt_BR |
dc.subject | Hidrogênio | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Hidrogênio: o futuro combustível da aviação civil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Andréluiz da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8246334867428520 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, Humberto César | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9471137419666996 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Roberto Márcio dos | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1365928951119682 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os eventos climáticos adversos que vêm abalando o planeta de modo evidente nos dias atuais fizeram com que grandes instituições e governos mundiais buscassem medidas para conter ou mitigar suas causas. Esse cenário de mudanças climáticas negativas é influenciado, entre outros fatores, pela ação antrópica, em especial a relacionada ao desmatamento, à indústria e a diversas outras atividades, entre elas, a aviação, que participa na casa de 2,5% com a emissão de gases poluentes na atmosfera. Nesse sentido, ações visando a diminuição das emissões de gases do efeito estufa, bem como a necessária sustentabilidade dos meios de transporte, hoje dependentes do petróleo, configuram-se como principal vetor para a melhora nos níveis de poluição. Considerando esta realidade, essa pesquisa tem por objetivo, após retratar a evolução dos motores aeronáuticos desde o começo do século passado até os dias de hoje, salientar a busca por um combustível limpo, alternativo aos fósseis, que propicie eficiência econômica e sustentável na aviação. O hidrogênio surge nesse cenário como essa alternativa de fonte energética para uso em aeronaves. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se da pesquisa de natureza básica, com objetivos descritivos e abordagem qualitativa, mediante o uso de procedimentos bibliográficos. A conclusão é de que, apesar de encontrar desafios, a utilização do hidrogênio como combustível sustentável na aviação se mostra viável tanto do ponto de vista técnico como ambiental, sendo apto a mitigar a poluição atmosférica provocada pela atividade aérea, fator crucial para se ter uma aviação próspera e sem emissão de poluentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::PROPULSAO AEROESPACIAL::MOTORES ALTERNATIVOS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Aeronáuticas | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC FELIPE FANTE .pdf | 608,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador