PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6800
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Felipe Fante dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T13:33:08Z-
dc.date.available2023-12-18T13:33:08Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6800-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAviaçãopt_BR
dc.subjectCombustívelpt_BR
dc.subjectHidrogêniopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleHidrogênio: o futuro combustível da aviação civilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Andréluiz da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Humberto Césarpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471137419666996pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Roberto Márcio dospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1365928951119682pt_BR
dc.description.resumoOs eventos climáticos adversos que vêm abalando o planeta de modo evidente nos dias atuais fizeram com que grandes instituições e governos mundiais buscassem medidas para conter ou mitigar suas causas. Esse cenário de mudanças climáticas negativas é influenciado, entre outros fatores, pela ação antrópica, em especial a relacionada ao desmatamento, à indústria e a diversas outras atividades, entre elas, a aviação, que participa na casa de 2,5% com a emissão de gases poluentes na atmosfera. Nesse sentido, ações visando a diminuição das emissões de gases do efeito estufa, bem como a necessária sustentabilidade dos meios de transporte, hoje dependentes do petróleo, configuram-se como principal vetor para a melhora nos níveis de poluição. Considerando esta realidade, essa pesquisa tem por objetivo, após retratar a evolução dos motores aeronáuticos desde o começo do século passado até os dias de hoje, salientar a busca por um combustível limpo, alternativo aos fósseis, que propicie eficiência econômica e sustentável na aviação. O hidrogênio surge nesse cenário como essa alternativa de fonte energética para uso em aeronaves. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se da pesquisa de natureza básica, com objetivos descritivos e abordagem qualitativa, mediante o uso de procedimentos bibliográficos. A conclusão é de que, apesar de encontrar desafios, a utilização do hidrogênio como combustível sustentável na aviação se mostra viável tanto do ponto de vista técnico como ambiental, sendo apto a mitigar a poluição atmosférica provocada pela atividade aérea, fator crucial para se ter uma aviação próspera e sem emissão de poluentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::PROPULSAO AEROESPACIAL::MOTORES ALTERNATIVOSpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC FELIPE FANTE .pdf608,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador