PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6730
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fadiga e percepção de qualidade de vida de futuros professores de educação física
Autor(es): Ferreira, Maria Eliza Martins
Primeiro Orientador: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee1: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee2: Seabra, André Luis dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Moraes, Rafael Felipe de
Resumo: Objetivo: Identificar o nível de fadiga e percepção de qualidade de vida de futuros professores de educação física e verificar se existe diferença entre os sexos. Método: Pesquisa transversal descritiva, realizada com 90 estudantes (43 do sexo feminino e 47 do sexo masculino), com mediana de idade de 22,3 (20,8-25,7) anos. O nível de fadiga foi estimado através do Questionário de Escala de Fadiga de Piper e a avaliação subjetiva da qualidade de vida por meio do WHOQOL-Bref. Resultados: Os domínios da fadiga comportamental e afetiva foram classificados com maior prevalência no nível médio. O domínio psicológico apresentou maior porcentagem de fadiga no nível severo. Quando comparados os grupos masculino e feminino, não se registrou diferença significativa nos domínios entre os grupos. A avaliação da percepção de qualidade de vida mostrou diferença significativa nos domínios físico e psicológico para o grupo masculino. Conclusões: Os futuros professores de educação física apresentam maior prevalência de fadiga classificada no nível médio, contudo, sem diferença estatística entre os grupos. Os domínios físico e de relações sociais da qualidade de vida apresentaram escala média superior aos domínios psicológico e de meio ambiente, sendo constatada diferença significativa entre os grupos para os domínios físico e psicológico.
Abstract: Objective: To identify the level of fatigue and perception of quality of life of future physical education teachers and verify whether there is a difference between the sexes. Method: Descriptive cross-sectional research, carried out with 90 students (43 females and 47 males), with a median age of 22.3 (20.8-25.7) years. The level of fatigue was estimated using the Piper Fatigue Scale Questionnaire and the subjective assessment of quality of life using the WHOQOL-Bref. Results: The domains of behavioral and affective fatigue were classified with higher prevalence at the medium level. The psychological domain showed a higher percentage of fatigue at the severe level. When comparing the male and female groups, there was no significant difference in the domains between the groups. The evaluation of the perception of quality of life showed a significant difference in the physical and psychological domains for the male group. Conclusions: Future physical education teachers have a higher prevalence of fatigue classified at the medium level, however, with no statistical difference between the groups. The physical and social relationship domains of quality of life presented a higher average scale than the psychological and environmental domains, with a significant difference being found between the groups for the physical and psychological domains.
Palavras-chave: Educação física
Fadiga
Professores
Qualidade de vida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6730
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Maria Ferreira.pdf568,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador