PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Maria Eliza Martinspt_BR
dc.date.accessioned2023-12-16T20:33:39Z-
dc.date.available2023-12-16T20:33:39Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6730-
dc.description.abstractObjective: To identify the level of fatigue and perception of quality of life of future physical education teachers and verify whether there is a difference between the sexes. Method: Descriptive cross-sectional research, carried out with 90 students (43 females and 47 males), with a median age of 22.3 (20.8-25.7) years. The level of fatigue was estimated using the Piper Fatigue Scale Questionnaire and the subjective assessment of quality of life using the WHOQOL-Bref. Results: The domains of behavioral and affective fatigue were classified with higher prevalence at the medium level. The psychological domain showed a higher percentage of fatigue at the severe level. When comparing the male and female groups, there was no significant difference in the domains between the groups. The evaluation of the perception of quality of life showed a significant difference in the physical and psychological domains for the male group. Conclusions: Future physical education teachers have a higher prevalence of fatigue classified at the medium level, however, with no statistical difference between the groups. The physical and social relationship domains of quality of life presented a higher average scale than the psychological and environmental domains, with a significant difference being found between the groups for the physical and psychological domains.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.titleFadiga e percepção de qualidade de vida de futuros professores de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ademirpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee1Schmidt, Ademirpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee2Seabra, André Luis dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262512709629375pt_BR
dc.contributor.referee3Moraes, Rafael Felipe dept_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3524903131043945pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Identificar o nível de fadiga e percepção de qualidade de vida de futuros professores de educação física e verificar se existe diferença entre os sexos. Método: Pesquisa transversal descritiva, realizada com 90 estudantes (43 do sexo feminino e 47 do sexo masculino), com mediana de idade de 22,3 (20,8-25,7) anos. O nível de fadiga foi estimado através do Questionário de Escala de Fadiga de Piper e a avaliação subjetiva da qualidade de vida por meio do WHOQOL-Bref. Resultados: Os domínios da fadiga comportamental e afetiva foram classificados com maior prevalência no nível médio. O domínio psicológico apresentou maior porcentagem de fadiga no nível severo. Quando comparados os grupos masculino e feminino, não se registrou diferença significativa nos domínios entre os grupos. A avaliação da percepção de qualidade de vida mostrou diferença significativa nos domínios físico e psicológico para o grupo masculino. Conclusões: Os futuros professores de educação física apresentam maior prevalência de fadiga classificada no nível médio, contudo, sem diferença estatística entre os grupos. Os domínios físico e de relações sociais da qualidade de vida apresentaram escala média superior aos domínios psicológico e de meio ambiente, sendo constatada diferença significativa entre os grupos para os domínios físico e psicológico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Maria Ferreira.pdf568,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador