PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6727
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nível de atividade física e qualidade de vida de futuros professores de educação física formados em uma instituição de ensino superior privada do centro-oeste brasileiro
Autor(es): Oliveira, Gabriela De
Primeiro Orientador: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee1: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee2: Seabra, André Luis dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Moraes, Rafael Felipe de
Resumo: O aumento do comportamento sedentário e a inatividade física são preocupantes, atingem todas as faixas etárias, tornado-se fundamental a prática de atividade física desde a infância. O professor de educação física é o principal responsável por conscientizar sobre a importância da prática da atividade física no ambiente escolar. Objetivo: Identificar o nível de atividade física e a qualidade de vida de futuros professores de educação física, verificar se existe diferença entre os sexos e dos que atendem ou não as diretrizes de atividade física. Método: Pesquisa descritiva com reconte transversal, realizada com 90 futuros professores de educação física, com mediana de idade de 22,3 anos. Para estimar o nível de atividade física foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e para avaliar a percepção subjetiva de qualidade de vida foi utilizado o Medical Outcomes Study 36 - Item Short-Form Health Survey (SF36). Resultados: Foi registrada maior prevalência no nível muito ativo para os homens (55,3%) e naqueles que atendem as diretrizes de atividade física (84,4%). Considerando a qualidade de vida, o domínio com maior escore foi a capacidade funcional, sendo os menores registrados na dimensão vitalidade e limitação por aspectos emocionais. Nos grupos que atendem e não atendem as diretrizes, a maior pontuação foi limitação por aspectos físicos e capacidade funcional. Conclusões: Os futuros professores de educação física avaliados possuem nível de atividade física adequado e se avaliam com boa qualidade de vida.
Abstract: The increase in sedentary behavior and physical inactivity are worrying, affecting all age groups, making it essential to practice physical activity since childhood. The physical education teacher is primarily responsible for raising awareness about the importance of physical activity in the school environment. Objective: To identify the level of physical activity and quality of life of future physical education teachers, verify whether there is a difference between the sexes and those who meet or do not meet the physical activity guidelines. Method: Descriptive cross-sectional research, carried out with 90 future physical education teachers, with a median age of 22.3 years. To estimate the level of physical activity, the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) was used and to evaluate the subjective perception of quality of life, the Medical Outcomes Study 36 - Item Short-Form Health Survey (SF36) was used. Results: A higher prevalence was recorded in the very active level for men (55.3%) and in those who meet the physical activity guidelines (84.4%). Considering quality of life, the domain with the highest score was functional capacity, with the lowest scores recorded in the dimension vitality and limitation due to emotional aspects. In the groups that meet and do not meet the guidelines, the highest score was limitation due to physical aspects and functional capacity. Conclusions: The future physical education teachers assessed have an adequate level of physical activity and consider themselves to have a good quality of life.
Palavras-chave: Atividade física
Educação física
Professores
Qualidade de vida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6727
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Gabriela Oliveira.pdf529,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador