PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Gabriela Dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-16T20:24:15Z-
dc.date.available2023-12-16T20:24:15Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6727-
dc.description.abstractThe increase in sedentary behavior and physical inactivity are worrying, affecting all age groups, making it essential to practice physical activity since childhood. The physical education teacher is primarily responsible for raising awareness about the importance of physical activity in the school environment. Objective: To identify the level of physical activity and quality of life of future physical education teachers, verify whether there is a difference between the sexes and those who meet or do not meet the physical activity guidelines. Method: Descriptive cross-sectional research, carried out with 90 future physical education teachers, with a median age of 22.3 years. To estimate the level of physical activity, the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) was used and to evaluate the subjective perception of quality of life, the Medical Outcomes Study 36 - Item Short-Form Health Survey (SF36) was used. Results: A higher prevalence was recorded in the very active level for men (55.3%) and in those who meet the physical activity guidelines (84.4%). Considering quality of life, the domain with the highest score was functional capacity, with the lowest scores recorded in the dimension vitality and limitation due to emotional aspects. In the groups that meet and do not meet the guidelines, the highest score was limitation due to physical aspects and functional capacity. Conclusions: The future physical education teachers assessed have an adequate level of physical activity and consider themselves to have a good quality of life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.titleNível de atividade física e qualidade de vida de futuros professores de educação física formados em uma instituição de ensino superior privada do centro-oeste brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ademirpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee1Schmidt, Ademirpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee2Seabra, André Luis dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262512709629375pt_BR
dc.contributor.referee3Moraes, Rafael Felipe dept_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3524903131043945pt_BR
dc.description.resumoO aumento do comportamento sedentário e a inatividade física são preocupantes, atingem todas as faixas etárias, tornado-se fundamental a prática de atividade física desde a infância. O professor de educação física é o principal responsável por conscientizar sobre a importância da prática da atividade física no ambiente escolar. Objetivo: Identificar o nível de atividade física e a qualidade de vida de futuros professores de educação física, verificar se existe diferença entre os sexos e dos que atendem ou não as diretrizes de atividade física. Método: Pesquisa descritiva com reconte transversal, realizada com 90 futuros professores de educação física, com mediana de idade de 22,3 anos. Para estimar o nível de atividade física foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e para avaliar a percepção subjetiva de qualidade de vida foi utilizado o Medical Outcomes Study 36 - Item Short-Form Health Survey (SF36). Resultados: Foi registrada maior prevalência no nível muito ativo para os homens (55,3%) e naqueles que atendem as diretrizes de atividade física (84,4%). Considerando a qualidade de vida, o domínio com maior escore foi a capacidade funcional, sendo os menores registrados na dimensão vitalidade e limitação por aspectos emocionais. Nos grupos que atendem e não atendem as diretrizes, a maior pontuação foi limitação por aspectos físicos e capacidade funcional. Conclusões: Os futuros professores de educação física avaliados possuem nível de atividade física adequado e se avaliam com boa qualidade de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Gabriela Oliveira.pdf529,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador