PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão de crianças autistas nas aulas de educação física escolar
Autor(es): Moura, Amanda Divina Fogaça
Primeiro Orientador: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee1: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Rafael Felipe de
metadata.dc.contributor.referee3: Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro
Resumo: Introdução: O autismo é um transtorno complexo do neurodesenvolvimento que envolve atrasos e comprometimento nas áreas de interação social e linguagem, incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais. Afeta áreas do desenvolvimento como a comunicação, interação-social e geralmente associado a comportamentos repetitivos (estereotipias), sendo classificado em níveis de suporte um, dois ou três. Objetivo: Verificar se a educação física escolar inclui crianças com transtorno do espectro autista. Metodologia: Pesquisa de revisão bibliográfica, com natureza qualitativa, realizada com busca nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos da CAPES, considerando publicações científicas dos últimos dez anos. Os materiais adotados para a elaboração do trabalho foram produções científicas como artigos originais e de revisão, dissertações e teses. Foram identificados um total de 40 estudos, dos quais foram selecionados e incluídos quatro nesta pesquisa. Resultados: Nota-se que os profissionais de educação física não se sentem preparados para estabelecer a inclusão e relatam dificuldades em trabalhar com crianças autistas. Foi verificado na literatura que há grande dificuldade também por parte da escola, sendo que estudos mostram que para que haja a inclusão de crianças autistas, a escola precisa atender a toda comunidade e a qualquer indivíduo, sendo livre de preconceitos. Considerações finais: A partir desses estudos é possível observar que a inclusão de pessoas com TEA nas escolas e nas aulas de educação física não acontece, mostrando a falta de capacitação dos profissionais, e dá escola. Existem grandes dificuldades para concretizar a inclusão, no entanto, esta é possível. Isolar o aluno com autismo das aulas não o ajuda e nem facilita a atividades dentro da sala de aula, muito pelo contrário, essas atitudes prejudicam o aluno e não agregam na carreira do profissional de educação física, pois atualmente está cada vez maior a presença de pessoas com transtorno do espectro autista nas escolas. A inclusão é importante e necessária, podendo contribuir positivamente na vida do aluno, dos que o cercam e do professor de educação física, que se sentirá cada vez mais seguro em sua atuação e intervenção.
Abstract: Introduction: Autism is a complex neurodevelopmental disorder that involves delays and impairment in the areas of social interaction and language, including a wide range of emotional, cognitive, motor and sensory symptoms. It affects areas of development such as communication, social interaction and generally associated with repetitive behaviors (stereotypies), being classified into support levels one, two or three. Objective: To verify whether school physical education includes children with autism spectrum disorder (ASD). Methodology: Bibliographic review research, with a qualitative nature, carried out by searching the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and CAPES Periodicals Portal databases, considering scientific publications from the last ten years. The materials adopted to prepare the work were scientific productions such as original and review articles, dissertations and theses. A total of 40 studies were identified, of which four were selected and included in this research. Results: It is noted that physical education professionals do not feel prepared to establish inclusion and report difficulties in working with autistic children. It was verified in the literature that there is great difficulty also on the part of the school, and studies show that to include autistic children, the school needs to serve the entire community and any individual, being free from prejudice. Final considerations: From these studies it is possible to observe that the inclusion of people with ASD in schools and physical education classes does not happen, showing the lack of training of professionals, and at school. There are great difficulties in achieving inclusion, however, it is possible. Isolating students with autism from classes does not help them or facilitate activities within the classroom. Quite the contrary, these attitudes harm the student and do not add to the physical education professional's career, as currently the presence of people with autism spectrum disorder in schools. Inclusion is important, necessary and can contribute positively to the lives of the student, those around them and the physical education teacher, who will feel increasingly confident in their actions and interventions.
Palavras-chave: Autismo
Educação física
Educação física escolar
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6726
Data do documento: 14-Dez-2023
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