PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O product placement e suas variações em narrativas de ficção
Autor(es): Veras, Pedro Henrique Fernandes
Primeiro Orientador: Rosenzweig, Patrícia Quitero
metadata.dc.contributor.referee1: Brisolla, Márcia Regina Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Bueno, Murilo Gabriel Berardo
Resumo: Atualmente a maioria das mídias tradicionais passam despercebidas aos olhos do público consumidor, por isso as marcas precisam buscar meios eficazes para se mostrar para o seu público. O consumidor não possui mais os mesmos hábitos, e a maneira de consumir conteúdo veio mudando com o advento das tecnologias, e as mídias sociais facilitam esse processo. Com isso, a indústria cinematográfica veio se destacando como uma alternativa para algumas empresas. Dessa forma, várias mensagens podem ser transmitidas sem serem percebidas pelo público e, com a popularização do audiovisual, o cinema se tornou uma mídia popular e parte integrante da indústria cultural. As ferramentas de comunicação de marketing e propaganda foram desenvolvidas especificamente para abranger as possibilidades únicas que o cinema tem a oferecer. Foi conceituado então, a partir da ideologia de Santa Helena e Pinheiro (2012) a estratégia comunicacional mercadológica nomeada Placement, que parte das premissas de conteúdo e experiência, é caracterizada pela inserção de marcas, produtos, serviços ou ideias de maneira orgânica no decorrer das narrativas audiovisuais de ficção. A ferramenta de Product Placement é uma das técnicas desenvolvidas para o uso em obras audiovisuais, e foi através dela que a ação de da Ray-Ban para os filmes “Top Gun – Ases Indomáveis” (1986) e “Top Gun – Maverick” (2022) foram desenvolvidas. Uma ação de grande impacto no mercado, junto ao público-alvo de ambos os produtos envolvidos – o filme em questão e os óculos de sol anunciados – e alta conversão em vendas para a Ray-Ban. Dessa maneira, o objetivo desta monografia se fundamenta no estudo do uso estratégico do Placement nas narrativas de ficção, analisando a relevância e as principais mudanças dessa estratégia utilizada pela Ray-Ban durante os filmes. Este estudo apresenta resultados e explora as estratégias de Placement nas narrativas audiovisuais, focando não apenas a exposição de marcas, produtos ou serviços, mas também os valores, ideologias e estilos de vida refletidos na sociedade. Contribuindo para um entendimento mais amplo da dinâmica de consumo nas narrativas audiovisuais, ressaltando a relevância crucial da cultura cinematográfica no contexto da experiência de vida das pessoas.
Abstract: Presently, most traditional media go unnoticed by the consumer audience. Consequently, brands must seek effective means to reach their audience, given the evolving habits of consumers and the changing content consumption landscape facilitated by technological advancements and social media. In this context, the film industry has emerged as a prominent avenue for some companies. Within a movie, numerous messages can be conveyed seamlessly to the audience. With the rise of audiovisual content, cinema has transformed from a popular form of entertainment into a cultural industry. It has become a platform for marketing communication and advertising, specifically designed to harness the unique advertising possibilities that cinema offers. The communicational marketing strategy known as Placement, conceptualized by Santa Helena and Pinheiro (2012), embodies the insertion of brands, products, services, or ideas organically within fictional audiovisual narratives. Product Placement is one such technique developed for use in audiovisual works, and it was through this tool that Ray-Ban's promotional campaigns for the films "Top Gun" (1986) and "Top Gun: Maverick" (2022) were executed. These campaigns had a significant impact on the market, resonating with the target audience of both the films and the advertised sunglasses, resulting in high sales conversion for Ray-Ban. Therefore, this thesis aims to delve into the strategic use of Placement in fictional narratives, analyzing the relevance and key changes in this strategy employed by Ray-Ban during the films. The study explores Placement strategies in audiovisual narratives, focusing not only on the exposure of brands, products, or services but also on the values, ideologies, and lifestyles reflected in society. Contributing to a broader understanding of consumption dynamics in audiovisual narratives, this research provides valuable results, emphasizing the crucial significance of cinematic culture in people's life experiences.
Palavras-chave: Product placement
Cinema
Publicidade
Comunicação
Filmes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::VIDEODIFUSAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6690
Data do documento: 15-Dez-2023
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