PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção dos alunos (as) do curso de fonoaudiologia sobre os sinais e sintomas do transtorno do espectro do autismo
Autor(es): Rocha, Laura Beatriz Oliveira
Primeiro Orientador: Freitas, Eliane Faleiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Mallard, Marcella Haick
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Marcos Henrique
Resumo: Objetivo: investigar a percepção dos alunos (as) do curso de Fonoaudiologia da PUC Goiás sobre os sinais e sintomas do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo transversal que visa analisar a percepção dos estudantes de Fonoaudiologia sobre os sinais e sintomas do TEA. Discussão e Resultados: Foram colhidas 17 entrevistas com acadêmicos do primeiro ao oitavo período, nas quais apresentaram diversas percepções sobre os sinais e sintomas do TEA tais como: dificuldades de interação social e habilidades comunicativas, falta de contato visual, estereotipias, atraso de fala dentre outros. Conclusão: a grande maioria dos alunos do curso de Fonoaudiologia da PUC Goiás tem uma noção do que é o TEA, porém não sabem relacionar os sinais e sintomas ao contexto em que eles se manifestam.
Abstract: Objective: to investigate the perception of students on the Speech Therapy course at PUC Goiás about the signs and symptoms of Autism Spectrum Disorder (ASD). Methodology: This is a cross-sectional qualitative study that aims to analyze the perception of Speech Therapy students about the signs and symptoms of ASD. Discussion and Results: 17 interviews were collected with academics from the first to the eighth period, in which they presented different perceptions about the signs and symptoms of ASD such as: difficulties in social interaction and communicative skills, lack of eye contact, stereotypies, speech delay between others. Conclusion: most students on the Speech Therapy course at PUC Goiás have an idea of what ASD is, but they do not know how to relate the signs and symptoms to the context in which they appear.
Palavras-chave: TEA
Fonoaudiologia
Sintomas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6666
Data do documento: 4-Dez-2023
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