Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6666
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Percepção dos alunos (as) do curso de fonoaudiologia sobre os sinais e sintomas do transtorno do espectro do autismo |
Autor(es): | Rocha, Laura Beatriz Oliveira |
Primeiro Orientador: | Freitas, Eliane Faleiro de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mallard, Marcella Haick |
metadata.dc.contributor.referee2: | Borges, Marcos Henrique |
Resumo: | Objetivo: investigar a percepção dos alunos (as) do curso de Fonoaudiologia da PUC Goiás sobre os sinais e sintomas do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo transversal que visa analisar a percepção dos estudantes de Fonoaudiologia sobre os sinais e sintomas do TEA. Discussão e Resultados: Foram colhidas 17 entrevistas com acadêmicos do primeiro ao oitavo período, nas quais apresentaram diversas percepções sobre os sinais e sintomas do TEA tais como: dificuldades de interação social e habilidades comunicativas, falta de contato visual, estereotipias, atraso de fala dentre outros. Conclusão: a grande maioria dos alunos do curso de Fonoaudiologia da PUC Goiás tem uma noção do que é o TEA, porém não sabem relacionar os sinais e sintomas ao contexto em que eles se manifestam. |
Abstract: | Objective: to investigate the perception of students on the Speech Therapy course at PUC Goiás about the signs and symptoms of Autism Spectrum Disorder (ASD). Methodology: This is a cross-sectional qualitative study that aims to analyze the perception of Speech Therapy students about the signs and symptoms of ASD. Discussion and Results: 17 interviews were collected with academics from the first to the eighth period, in which they presented different perceptions about the signs and symptoms of ASD such as: difficulties in social interaction and communicative skills, lack of eye contact, stereotypies, speech delay between others. Conclusion: most students on the Speech Therapy course at PUC Goiás have an idea of what ASD is, but they do not know how to relate the signs and symptoms to the context in which they appear. |
Palavras-chave: | TEA Fonoaudiologia Sintomas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6666 |
Data do documento: | 4-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS (AS) DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA SOBRE OS SINAIS E SINTOMAS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO.pdf | 525,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador