Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6657
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino de física para alunos com deficiência: adaptações pedagógicas e metodologias |
Autor(es): | Rodrigues, Arthur De Freitas |
Primeiro Orientador: | Andrade, Edson Vaz de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Silva, Clebes Andre da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Clebes Andre da |
Resumo: | O presente trabalho aborda o desafiador tema do ensino de física para alunos portadores de necessidades educacionais especiais, destacando a constante busca por estratégias pedagógicas e metodológicas que garantam a inclusão desses estudantes em um contexto educacional não inicialmente projetado para atender às suas especificidades. A inclusão social de alunos com necessidades especiais é considerada um pilar ético e pedagógico no atual cenário educacional brasileiro, refletindo a busca por equidade no acesso à educação. Este trabalho propõe uma análise aprofundada, iniciando com um capítulo teórico que contextualiza historicamente a educação inclusiva no Brasil, explorando o cenário político educacional que moldou o ensino inclusivo. O mesmo capítulo aborda as diversas deficiências físicas e cognitivas, enfatizando a necessidade de reconhecer as individualidades dos alunos e apresentando metodologias e adaptações pedagógicas que podem ser eficazes. O segundo capítulo apresenta um estudo de caso empiricamente realizado, enfocando um aluno com necessidades educacionais especiais no contexto do ensino de física. O estudo demonstra a implementação bem-sucedida de metodologias adaptadas, baseadas nas conclusões do capítulo anterior, evidenciando a efetividade dessas abordagens diante dos desafios atuais. O trabalho visa contribuir para o entendimento e aprimoramento do ensino de física a alunos com necessidades especiais, oferecendo um instrumento motivador para a utilização de estratégias que facilitem a aprendizagem e promovam um sistema de ensino inclusivo. |
Palavras-chave: | Ensino de física Ensino inclusivo Individualidade dos alunos Metodologias adaptadas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6657 |
Data do documento: | 6-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Licenciatura Plena em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
O ensino de física para alunos com deficiência.pdf | 535,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador