PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Licenciatura Plena em Física
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6657
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de física para alunos com deficiência: adaptações pedagógicas e metodologias
Autor(es): Rodrigues, Arthur De Freitas
Primeiro Orientador: Andrade, Edson Vaz de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Clebes Andre da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Clebes Andre da
Resumo: O presente trabalho aborda o desafiador tema do ensino de física para alunos portadores de necessidades educacionais especiais, destacando a constante busca por estratégias pedagógicas e metodológicas que garantam a inclusão desses estudantes em um contexto educacional não inicialmente projetado para atender às suas especificidades. A inclusão social de alunos com necessidades especiais é considerada um pilar ético e pedagógico no atual cenário educacional brasileiro, refletindo a busca por equidade no acesso à educação. Este trabalho propõe uma análise aprofundada, iniciando com um capítulo teórico que contextualiza historicamente a educação inclusiva no Brasil, explorando o cenário político educacional que moldou o ensino inclusivo. O mesmo capítulo aborda as diversas deficiências físicas e cognitivas, enfatizando a necessidade de reconhecer as individualidades dos alunos e apresentando metodologias e adaptações pedagógicas que podem ser eficazes. O segundo capítulo apresenta um estudo de caso empiricamente realizado, enfocando um aluno com necessidades educacionais especiais no contexto do ensino de física. O estudo demonstra a implementação bem-sucedida de metodologias adaptadas, baseadas nas conclusões do capítulo anterior, evidenciando a efetividade dessas abordagens diante dos desafios atuais. O trabalho visa contribuir para o entendimento e aprimoramento do ensino de física a alunos com necessidades especiais, oferecendo um instrumento motivador para a utilização de estratégias que facilitem a aprendizagem e promovam um sistema de ensino inclusivo.
Palavras-chave: Ensino de física
Ensino inclusivo
Individualidade dos alunos
Metodologias adaptadas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6657
Data do documento: 6-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Licenciatura Plena em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
O ensino de física para alunos com deficiência.pdf535,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador