Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6657
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Arthur De Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T12:41:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-15T12:41:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6657 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Ensino inclusivo | pt_BR |
dc.subject | Individualidade dos alunos | pt_BR |
dc.subject | Metodologias adaptadas | pt_BR |
dc.title | O ensino de física para alunos com deficiência: adaptações pedagógicas e metodologias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Edson Vaz de | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7386725047300635 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Clebes Andre da | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6290401622695088 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Clebes Andre da | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6290401622695088 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda o desafiador tema do ensino de física para alunos portadores de necessidades educacionais especiais, destacando a constante busca por estratégias pedagógicas e metodológicas que garantam a inclusão desses estudantes em um contexto educacional não inicialmente projetado para atender às suas especificidades. A inclusão social de alunos com necessidades especiais é considerada um pilar ético e pedagógico no atual cenário educacional brasileiro, refletindo a busca por equidade no acesso à educação. Este trabalho propõe uma análise aprofundada, iniciando com um capítulo teórico que contextualiza historicamente a educação inclusiva no Brasil, explorando o cenário político educacional que moldou o ensino inclusivo. O mesmo capítulo aborda as diversas deficiências físicas e cognitivas, enfatizando a necessidade de reconhecer as individualidades dos alunos e apresentando metodologias e adaptações pedagógicas que podem ser eficazes. O segundo capítulo apresenta um estudo de caso empiricamente realizado, enfocando um aluno com necessidades educacionais especiais no contexto do ensino de física. O estudo demonstra a implementação bem-sucedida de metodologias adaptadas, baseadas nas conclusões do capítulo anterior, evidenciando a efetividade dessas abordagens diante dos desafios atuais. O trabalho visa contribuir para o entendimento e aprimoramento do ensino de física a alunos com necessidades especiais, oferecendo um instrumento motivador para a utilização de estratégias que facilitem a aprendizagem e promovam um sistema de ensino inclusivo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura Plena em Física | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Licenciatura Plena em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
O ensino de física para alunos com deficiência.pdf | 535,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador