PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Licenciatura Plena em Física
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Arthur De Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T12:41:17Z-
dc.date.available2023-12-15T12:41:17Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6657-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino inclusivopt_BR
dc.subjectIndividualidade dos alunospt_BR
dc.subjectMetodologias adaptadaspt_BR
dc.titleO ensino de física para alunos com deficiência: adaptações pedagógicas e metodologiaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Edson Vaz dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7386725047300635pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Clebes Andre dapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6290401622695088pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Clebes Andre dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6290401622695088pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o desafiador tema do ensino de física para alunos portadores de necessidades educacionais especiais, destacando a constante busca por estratégias pedagógicas e metodológicas que garantam a inclusão desses estudantes em um contexto educacional não inicialmente projetado para atender às suas especificidades. A inclusão social de alunos com necessidades especiais é considerada um pilar ético e pedagógico no atual cenário educacional brasileiro, refletindo a busca por equidade no acesso à educação. Este trabalho propõe uma análise aprofundada, iniciando com um capítulo teórico que contextualiza historicamente a educação inclusiva no Brasil, explorando o cenário político educacional que moldou o ensino inclusivo. O mesmo capítulo aborda as diversas deficiências físicas e cognitivas, enfatizando a necessidade de reconhecer as individualidades dos alunos e apresentando metodologias e adaptações pedagógicas que podem ser eficazes. O segundo capítulo apresenta um estudo de caso empiricamente realizado, enfocando um aluno com necessidades educacionais especiais no contexto do ensino de física. O estudo demonstra a implementação bem-sucedida de metodologias adaptadas, baseadas nas conclusões do capítulo anterior, evidenciando a efetividade dessas abordagens diante dos desafios atuais. O trabalho visa contribuir para o entendimento e aprimoramento do ensino de física a alunos com necessidades especiais, oferecendo um instrumento motivador para a utilização de estratégias que facilitem a aprendizagem e promovam um sistema de ensino inclusivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura Plena em Físicapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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