PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/661
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência da mídia no tribunal do júri
Autor(es): Marques, Isabella Gabriella de Souza
Primeiro Orientador: Tárrega, Maria Cristina Vidotte Blanco
metadata.dc.contributor.referee2: Bueno, Júlio Anderson Alves
Resumo: A sociedade moderna está sob influência direta da mídia, a qual é bombardeada diariamente por suas informações, sobretudo a mídia sensacionalista, mormente a televisão, que na tentativa de impactar, chocar, emocionar e conquistar o telespectador passou a explorar o produto “crime”, por ser assunto de vasto entretenimento, para disseminar o discurso de punição a todo custo como solução para o problema da criminalidade. A velocidade de informações é de tamanha monta que mal se tem tempo para se refletir sobre o que é noticiado. Esta influência atinge todas as esferas sociais, bem como também as Instituições Legislativas, Jurídicas, Juízes, e principalmente o Tribunal do Júri, composto por cidadãos comuns e, como a maioria dos seres humanos, passíveis de serem influenciados. Escolheu-se essa abordagem porque os jurados precisam chegar a suas decisões de maneira imparcial, informados consoante as provas produzidas pelas partes durante o julgamento e orientados pelo seu livre convencimento e esta problemática, encontra-se latente em meio jurídico. Para alcançar tal objetivo, foi discutido o Tribunal do Júri, a sua competência e composição, bem como os princípios processuais e específicos que o instruem. Além disso, abordamos as estratégias utilizadas pela mídia para exercer seu “poder” e como esta influencia diretamente os Processos Penais.
Palavras-chave: Processo penal
Tribunal do júri
Mídia
Influência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/661
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RESOLUÇÃO n˚038 Repositório TCC. termo de autorização de publicação.pdf381,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador