PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6559
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mulheres no mercado de trabalho: a penalidade pela maternidade
Autor(es): Alves, Tuany Eduarda Fonseca
Primeiro Orientador: Santos, Nivaldo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Lôbo, José Antonio
Resumo: Desde o início das civilizações, as mulheres eram designadas a cuidar do lar e dos filhos enquanto os homens saiam para caçar. Milhares de anos se passaram e essa realidade infelizmente permaneceu: o homem continuava sendo o provedor da casa enquanto a mulher não precisava ou não deveria ganhar dinheiro, ficando designada a cuidar da casa, dos filhos e ser totalmente submissas aos pais e maridos. Com muita luta e resistência mulheres provaram que são perfeitamente capazes de realizar qualquer tarefa anteriormente exercida pelos homens, porém todo esse histórico patriarcal pesou sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho e hoje elas sofrem as consequências dessa discriminação. E assim como lutaram pelo direito à educação e ao voto, a luta da mulher pela igualdade no mercado de trabalho continua, principalmente para aquelas que além de profissionais são mães e tentam incansavelmente conciliar esses dois papéis tão difíceis. As políticas públicas e as próprias leis trabalhistas têm papel fundamental nessa mudança, mas cabe a todos como sociedade educar a nova geração e quebrar antigos estigmas que dividiam os profissionais principalmente por seus sexos, uma divisão carregada de machismo e misoginia. O principal objetivo foi mostrar que todos têm direitos iguais, mostrar as lutas, desigualdades e conquistas já realizadas pelas mulheres mães e provar que ser uma profissional com filhos só faz da mulher ainda mais forte e capaz.
Palavras-chave: Mulheres
Mercado de trabalho
Mulheres mães
Igualdade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6559
Data do documento: 2-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TUANY EDUARDA FONSECA ALVES .pdf322,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador