PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6480
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O funk como movimento de expressão cultural no Brasil
Autor(es): Lemos, Lucas Gabriel Souza
Primeiro Orientador: Barbieri, José Eduardo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Eufrosina Saraiva
Resumo: Atualmente, o funk representa uma das principais manifestações culturais do Brasil, mesmo entre elogios ou críticas. Assim, este gênero de música envolvente e seus arranjos diretos, descrevem de forma de estilo de vida, rotinas e experiências dos jovens em favelas e periferias, produzindo voz a parcela da sociedade que sofre pelo preconceito devido à condição social, em uma sociedade excluída dos investimentos estatais. Neste sentido, o presente trabalho possui o objetivo de apresentar o funk como manifestação cultural brasileira, por meio de uma análise histórica construtivista da comunidade envolvente, ou seja, das periferias e das favelas. Ainda, busca analisar a relação do gênero musical com o ordenamento jurídico brasileiro por meio da exposição de normas relacionadas à cultura e ao tema. Enfim, busca uma reflexão sobre o modelo de composição de letras de funk e a liberdade de expressão, um dos mais importantes direitos fundamentais instituídos pelo art. 5° e 220 da Constituição Federal de 1988, defendendo assim, o direito a liberdade de expressão das atividades artística, cultural, intelectual, de comunicação e científica. Por sua vez, defendendo a liberdade de expressão, a Carta Magna estabelece os limites, repudiando com isto, o racismo, a discriminação religiosa, de sexos e nacionalidade, objetivando que cesse os discursos de ódio impetrado na sociedade. Neste sentido, o presente artigo foi escrito pelo método dedutivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica de doutrinadores do assunto, assim como normas e jurisprudências e a aplicação das normas da ABNT.
Palavras-chave: Funk
Cultura
Gênero musical
Periferia
Favela
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6480
Data do documento: 30-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - revisado - Lucas Gabriel Souza Lemos.pdf551,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador