PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6456
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A impunidade nos crimes de colarinho branco sob a ótica da teoria do etiquetamento social
Autor(es): Resende, Maria Clara de Paula
Primeiro Orientador: Ferreira, Fátima de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Marina Rúbia Mendonça Lôbo de
Resumo: Os crimes de colarinho branco são praticados corriqueiramente no Brasil, e embora acarretem diversos prejuízos socioeconômicos à coletividade, os agentes ativos dessa modalidade criminosa não são estereotipados como delinquentes, ao contrário do que ocorre com o indivíduo praticante de delitos convencionais. O tema é de extrema importância, mormente porque a prática e a consequente impunidade dos crimes de colarinho branco inviabilizam os investimentos nos setores públicos essenciais, além de apresentarem diversos reflexos sociais e contribuírem para a continuidade delitiva. A pesquisa tem por escopo demonstrar as falhas de um sistema penal marcado pela desigualdade, seletividade e impunidade, realizando essa análise a partir da teoria do etiquetamento social, abordando como a estigmatização do criminoso e a reação social estão ligadas às principais causas e consequências de impunidade nos crimes de colarinho branco. Foi utilizada a metodologia dedutiva bibliográfica e os resultados encontrados são, em sua maioria, pessimistas, tendo em vista que a impunidade e a consequente seletividade do sistema penal servem para a manutenção do poder dos criminosos do colarinho branco, tornando difícil a persecução penal nessa modalidade criminosa. Todavia, com a adoção de medidas de integração entre os órgãos de controle criminal, aliado a uma mudança crítica por parte da coletividade, sobretudo nos meios de comunicação em massa, é possível amenizar os efeitos e os prejuízos ocasionados pelo crime dos engravatados.
Palavras-chave: Crimes de colarinho branco
Etiquetamento
Impunidade
Seletividade penal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6456
Data do documento: 23-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MARIA CLARA DE PAULA RESENDE.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador