PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6455
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Falência empresarial: reestruturação e recuperação judicial em tempos de pandemia
Autor(es): Carazzai, Lucas Manieri
Primeiro Orientador: Ferreira, Fátima de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Júlio Anderson Alves
Resumo: No final do ano de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia e problemas respiratórios em específico na cidade Wuhan, na República Popular da China. Identificava-se assim, uma nova cepa de Coronavírus ainda não identificada em seres humanos, sendo que em 7 de janeiro de 2020 foi identificado pelas autoridades chinesas um novo tipo de coronavírus. Com a pandemia do COVID-19, muitas empresas se viram em um cenário caótico, onde as medidas restritivas impostas em nossa sociedade, a crise na economia, contribuíram paras perderem sua capacidade de produzir, e consequentemente a falência e o desemprego em massa. O objetivo geral deste trabalho é Analisar o processo de falência das sociedades empresárias e consequentemente o desemprego em massa na pandemia, tendo como objetivos específicos avaliar a imposição de fechar os empreendimentos durante 2 anos de pandemia, avaliar a recuperação judicial das empresas nos pós pandemia, discutir o aumento do desemprego com a falência das empresas e determinar as condições para a recuperação das empresas. O procedimento técnico de coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, uma modalidade de estudo baseada em análise de artigos científicos, leis, doutrinas, jurisprudência e revistas jurídicas que tratam do tema. A Pandemia determinou a falência de muitas empresas, conforme levantamento bibliográfico realizado neste trabalho. Os impactos foram tanto na área empresarial, com empresas fechando, algumas trabalhando com redução de suas atividades e, consequentemente houve desemprego e diminuição de atividades e salários.
Palavras-chave: Falência
Empresarial
Pandemia
Desemprego
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6455
Data do documento: 23-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LUCAS MANIERI COROPPI.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador