PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6453
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Incentivo estatal para startups e um ecossistema empreendedor
Autor(es): Vale, João Victor da Veiga Rodarte
Primeiro Orientador: Ferreira, Fátima de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Júlio Anderson Alves
Resumo: ambiente favorável para incentivá-las devido à falta de cultura empreendedora e políticas públicas eficazes. Para desenvolver um ecossistema empreendedor forte e sustentável, é necessário o Estado investir em fatores que incentivam os empreendedores. A Lei das Startups trouxe avanços, mas é preciso aprimorar a legislação para facilitar a tributação e reduzir a burocracia, além de criar modelos de incentivo favoráveis à criação e desenvolvimento dessas empresas. O objetivo geral deste trabalho é esclarecer o conceito de startup e ecossistema empreendedor, mostrando como o Estado pode incentivá-los através de políticas públicas e reformas na Lei de Startups. Já os seus objetivos específicos são definir os conceitos de startup, ecossistema empreendedor e apontar formas de como incentivá-los. Este trabalho utilizará o método científico hipotético-dedutivo para analisar as dificuldades enfrentadas pelas startups e inovações no Brasil, bem como a atuação do Estado e do Direito brasileiro em relação a elas. A pesquisa bibliográfica será utilizada para propor soluções para a prosperidade empreendedora no país, por meio de doutrinas, artigos jurídicos e econômicos, e teorias existentes. Concluindo, as startups são negócios inovadores e escaláveis, e para que prosperem no Brasil, é fundamental ter um ambiente de apoio ao empreendedorismo, conhecido como "ecossistema empreendedor". O Estado tem um papel essencial em promover a inovação e a concorrência mercadológica, por meio de incentivos, a fim de estimular o empreendedorismo e impulsionar o crescimento econômico e a criação de empregos.
Palavras-chave: Startup
Ecossistema
Empreendedorismo
Incentivo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6453
Data do documento: 23-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JOÃO VICTOR DA VEIGA RODARTE VALE.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador