PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6448
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Lei de falências e a recuperação judicial no Brasil
Autor(es): Wayne, Caio Falcão
Primeiro Orientador: Ferreira, Fátima de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, João Batista Valverde
Resumo: O presente artigo científico tem como objetivo estudar a Lei de Falências e a Recuperação Judicial no Brasil. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se o método dedutivo, por meio da análise de normas e institutos legais que regulamentam o assunto, bem como outros artigos científicos. Utilizar-se-á também o método de pesquisa bibliográfica, buscando através de livros o conhecimento aprofundado sobre a Lei de Falências e a Recuperação Judicial. Serão analisadas a articulação entre a legislação pertinente e o mundo da restauração judicial, aponta para uma importante modernização da nova legislação, deixa-a mais clara e contribui consideravelmente para a efetiva restauração judicial das empresas, portanto, têm um impacto positivo significativo na estrutura econômica brasileira. Sabendo que ao longo do tempo, as leis de falências e recuperação judicial evoluíram para proteger tanto os credores quanto os devedores e que a nova Lei de Falências e Recuperação Judicial trouxe opiniões positivas e negativas, mas foi considerada crucial para enfrentar esse período desafiador para as empresas brasileiras. Esse tema foi escolhido, pois é um tema moderno e por ser interessante o processo de recuperação judicial afim de evitar a falência das empresas durante um período de crise financeira e é importante falar sobre isso por que qualquer empresa pode passar por esse processo.
Palavras-chave: Lei de falências
Recuperação judicial
Falência
Lei nº 14.112/20
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6448
Data do documento: 31-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CAIO FALCÃO WAYNE.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador