PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6447
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso da internet e suas consequências: responsabilidade civil perante as redes sociais
Autor(es): Caldas, Beatriz Stefan
Primeiro Orientador: Ferreira, Fátima de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Tolini, José Cristiano Leão
Resumo: O objetivo deste trabalho foi definir a responsabilidade civil nas redes sociais. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos pontos específicos, que incluem a identificação dos problemas gerados pelo anonimato nas redes sociais e a percepção dos usuários de que a internet é uma "terra sem lei". Também foram analisadas a falta de proteção jurídica para pessoas que sofrem ataques nas redes sociais, as consequências desses ataques e como o direito pode proteger as vítimas. Por fim, foram propostas soluções legais para lidar com essas situações. A metodologia utilizada neste trabalho foi o dedutivo bibliográfico. Além disso, o trabalho discute a questão da liberdade de expressão na internet e a linha tênue entre o direito de se expressar livremente e a prática de crimes como discurso de ódio, difamação e incitação à violência. É importante encontrar um equilíbrio entre esses valores para garantir que a internet continue sendo um espaço aberto e inclusivo para todos. Embora a aplicação das leis na internet seja um desafio, a conduta online não está isenta de responsabilidade e as pessoas devem respeitar as leis e as normas de conduta para manter a segurança e o respeito entre todos os usuários.
Palavras-chave: Responsabilidade civil
Rede social
Anonimato
Cyberbullying
Crime virtual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6447
Data do documento: 18-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
BEATRIZ S. CALDAS.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador