PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6329
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Eficácia da luz ultravioleta contínua na descontaminação de cédulas do real
Autor(es): Brito, Pedro Caponi Tavares de
Primeiro Orientador: Cardoso, Alessandra Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Souto, Renata Carneiro Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Milki, Marcos Vinícius
Resumo: As mãos são vias de transmissão de microrganismos pois entram em contato com diferentes objetos no dia a dia, incluindo o dinheiro. Com o desgaste das cédulas, ocorre acúmulo de umidade, impureza e bactérias, que são favorecidas pelo óleo produzido na polpa dos dedos e depositados em meio às rachaduras no papel-moeda. Embora a luz ultravioleta contínua (UV-C) possa ser empregada na descontaminação de objetos e superfícies, é necessário conhecer o tempo de exposição ideal, para assim, utilizá-la de forma eficiente. Esse estudo objetivou avaliar a eficácia da exposição à UV-C na descontaminação de microrganismos mesófilos aeróbios totais (MMAT) isolados de cédulas de real. Foram analisadas quatro cédulas sendo três de R$2,00 e uma de R$5,00. Os experimentos foram realizados em duplicata no Laboratório Clínico da PUC Goiás, empregando-se os meios de cultura TSB e PCA. As amostras foram coletadas com swabs umedecidos em caldo TSB estéril, antes e após a exposição das cédulas à luz UV-C durante 5, 10 e 20 minutos. Após a coleta, as amostras foram semeadas em caldo TSB e incubadas à 36ºC. Após 24 h de incubação, 100 μl do caldo foram semeados na superfície do ágar PCA, sendo estes incubados à 36ºC por 24 h. Após, realizou-se a leitura dos experimentos. Os resultados evidenciaram a presença de MMAT em todas as cédulas avaliadas antes e após exposição durante 5 e 10 minutos à luz UV-C. Por outro lado, observou-se que após 20 minutos de exposição à luz UV-C, houve 100% de descontaminação das cédulas.
Palavras-chave: Raios ultravioleta
Bactérias aeróbias
Descontaminação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6329
Data do documento: 19-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - PEDRO CAPONI TAVARES DE BRITO - 2023.pdf658,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador