PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6305
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo comparativo sobre a utilização do marketing digital dos concorrentes de uma empresa de fabricação e comércio de cerveja artesanal
Título(s) alternativo(s): Comparative study on the use of digital marketing by competitors of an artisanal beer manufacturing and trading company
Autor(es): Correa, André Freitas
Primeiro Orientador: Mesquita, Gisely Jorge
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Silvana de Brito Arrais
metadata.dc.contributor.referee2: Nepomuceno, Denise Lúcia Mateus Gomes
Resumo: O objetivo deste artigo foi apresentar um estudo comparativo sobre a utilização do marketing digital dos concorrentes de uma empresa de fabricação e comércio de cerveja artesanal e os objetivos específicos foram: realizar uma análise do mercado; levantar dados teóricos sobre marketing digital, suas ferramentas e estratégias; identificar pontos fortes, fracos, riscos e oportunidades; e propor melhorias para a empresa foco do estudo. A metodologia adotada foi um estudo de caso, envolvendo levantamento de dados e análises para obter conhecimento sobre o tema. Foram pesquisadas duas empresas do mesmo setor, para levantamento de dados sobre as ferramentas e estratégias do marketing digital utilizadas nessas empresas. O levantamento de dados foi realizado por meio de questionário enviado aos gestores responsáveis pela área de marketing nas empresas. O mesmo questionário foi aplicado na empresa foco deste estudo. O questionário foi aplicado via Forms entre os meses de março e abril de 2023, e as respostas foram analisadas posteriormente. Os resultados ajudarão a empresa avaliar sobre a aplicação do marketing digital e suas ações. Com a utilização da ferramenta SWOT, elaborou-se um conjunto de sugestões de melhorias para avaliação da empresa com o objetivo de potencializar os pontos fortes e superar as fraquezas identificadas, para obtenção de mais sucesso e competitividade no mercado.
Abstract: The objective of this article was to present a comparative study on the use of digital marketing by competitors of an artisanal beer manufacturing and trading company, and the specific objectives were: to conduct a market analysis; gather theoretical data on digital marketing, its tools, and strategies; identify strengths, weaknesses, risks, and opportunities; and propose improvements for the company under study. The adopted methodology was a case study, involving data collection and analysis to acquire knowledge on the subject. Two companies from the same sector were researched to gather data on the digital marketing tools and strategies used by these companies. Data collection was done through a questionnaire sent to the managers responsible for the marketing department in the companies. The same questionnaire was applied to the focus company of this study. The questionnaire was administered via Forms between March and April 2023, and the responses were subsequently analyzed. The results will help the company evaluate the implementation of digital marketing and its actions. Using the SWOT tool, a set of improvement suggestions was developed for the company's evaluation with the aim of enhancing strengths and overcoming identified weaknesses to achieve more success and competitiveness in the market.
Palavras-chave: Marketing digital
Cerveja artesanal
Estudo de caso
SWOT
Digital marketing
Craft beer
Case study
SWOT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6305
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARQUIVO Final TCC ANDRÉ.pdf503,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador