PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6300
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Manejos para controle dos distúrbios metabólicos no período de transição de vacas leiteiras de alta produção
Autor(es): Araújo, Mariélia Santos
Primeiro Orientador: Malaquias Junior, João Darós
metadata.dc.contributor.referee1: Malaquias Junior, João Darós
metadata.dc.contributor.referee2: Viana Filho, Antonio
metadata.dc.contributor.referee3: Mariano, Bruno de Souza
Resumo: O período de transição é compreendido como 21 dias antes e 21 dias depois do parto, sendo considerada a fase do ciclo produtivo em que as vacas são submetidas às mais drásticas mudanças em seu metabolismo. Durante esse período, a demanda por nutrientes estará direcionada, principalmente, para o crescimento do feto, preparação da glândula mamária nos últimos dias de gestação, produção de colostro e posteriormente parto e síntese do leite. A realização de um bom manejo no período seco e de transição auxiliam na diminuição dos prejuízos causados pelo balanço energético negativo. Para o monitoramento do grau de mobilização de reservas corporais é essencial a utilização do escore de condição corporal como parâmetro de avalição. Através dele é possível identificar animais que estejam perdendo escore de modo rápido e intenso. O acesso ao cocho é ponto essencial, vacas de categorias diferentes tendem a competir na linha do cocho sendo as multíparas exercendo dominância sobre as primíparas, sendo assim, o manejo ideal seria dividi-las em lotes diferentes por categoria, ou aumentar o espaçamento de cocho quando há categorias diferentes no mesmo lote. As dietas acidogênicas ou aniônicas também são conhecidas por sua utilização no período de transição, para o controle da ocorrência de hipocalcemia no início da lactação, pois uma vaca com hipocalcemia tem sua produção diária reduzida, uma perda significativa que contribuiu para reduzir a viabilidade econômica da produção leiteira. A cetose ocorre em rebanhos de bovinos leiteiros em todo o mundo, tendo como grupo de maior acometimento vacas de alta produção que estão perdendo peso acentuado no início da lactação, pois em sua forma subclínica pode reduzir a produção de leite. O Deslocamento de abomaso durante o período de transição ocorre em vacas com elevado Escore de Condição corporal e dietas com elevada densidade energética pelo uso excessivo de concentrado. Durante o final da gestação é importante que a dieta contenha fibra efetiva advinda de forragem, assim como, se torna imprescindível que as vacas tenham acesso a uma dieta pré-parto com alimentos concentrados, de modo que possibilite uma adaptação ruminal a esse tipo de fermentação que ocorrerá no pós parto. A adoção de medidas de manejo visando diminuir a ocorrência de mastite dentro da propriedade é imperativa, tais como a linha de ordenha, e o manejo higiênico correto da ordenha para promover a prevenção do contágio entre animais doentes e sadios. Vacas leiteiras quando submetidas ao estresse térmico, tendem a ter maior frequência respiratória, diminuição do consumo de matéria seca e diminuição de ruminação, por consequência diminuição das atividades fisiológicas de produção de leite. Para alcançar o potencial de produção leiteira do rebanho é necessário adequar a temperatura, a umidade e a ventilação do ambiente para não submeter os animais ao estresse calórico.
Palavras-chave: Dieta
Metabolismo
Reprodução
Produção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6300
Data do documento: 16-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ZOO MARIÉLIA SANTOS ARAÚJO TCC MANEJOS PARA CONTOLE DOS DISTÚRBIOS METABOLICOS.pdf665,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador