PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6256
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Empreendedorismo de negócios em enfermagem: um foco em consultorias sobre amamentação
Autor(es): Maia, Gabriella de Andrade
Primeiro Orientador: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee1: Guadagnin, Simone Vieira Toledo
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Leiliane Sabino Oliveira
Resumo: INTRODUÇÃO: Apesar do leite materno ser indiscutivelmente o melhor alimento para o bebê até os seis meses de vida, verifica-se que existem uma diversidade de fatores que podem levar ao desmame precoce, comprometendo a saúde do recém-nascido e da mãe. Estratégias para reduzir o índice de desmame precoce devem ser desenvolvidas pelos profissionais de saúde, com destaque para o enfermeiro durante o atendimento de pré-natal e nos grupos de educação em saúde. Tais ações ocorrem em âmbito dos serviços de saúde públicos e privados e representam uma promissora oportunidade para o empreendedorismo de negócios na enfermagem, por meio das consultorias em amamentação. O empreendedorismo na enfermagem em consultorias sobre amamentação, é um ramo inovador, que visa uma educação continuada e supervisão da amamentação, buscando melhor qualidade nas práticas de aleitamento materno para mães e filhos, com o intuito de reduzir o desmame precoce e consequentemente a morbidade e mortalidade infantil. OBJETIVO: Mapear a literatura científica acerca do empreendedorismo de negócios em enfermagem, com foco em consultorias sobre amamentação. METODOLOGIA: Foi desenvolvida uma revisão narrativa, nos meses de março e abril de 2023. A busca dos artigos foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde e foram utilizados os descritores: Empreendedorismo and Enfermagem; Enfermagem and Amamentação e Enfermagem and Consultores Foram incluídos no estudo artigos em língua portuguesa, publicados nos últimos cinco anos, que respondiam à questão de pesquisa: Qual perfil de publicações sobre atuação do enfermeiro em empreendedorismo com foco em consultorias de enfermagem? RESULTADOS: Foram inseridos neste estudo 19 artigos, dos quais apenas cinco estudos são específicos sobre o tema empreendedorismo e consultorias em amamentação. Os artigos abordaram sobre o empreendedorismo na enfermagem na graduação, o cuidado de enfermagem na perspectiva sistêmico-empreendedora, a percepção de enfermeiros de diferentes regiões do Brasil sobre o impacto do empreendedorismo, intervenções empreendedoras de enfermagem para a emancipação social de mulheres recicladoras e a indução da lactação em mulheres nuligestas. Outros temas identificados foram: comparação da enfermagem com outras profissões em saúde no quesito empreender, quanto a caracterização de empreendimentos de negócios por enfermeiros e a eficácia de intervenções educativas realizadas por telefone para a promoção do aleitamento materno. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Poucos artigos verticalizaram sobre o tema empreendedorismo de enfermagem em consultorias de amamentação, mostrando uma lacuna no conhecimento e a importância de investir em pesquisas nessa área na enfermagem e na inclusão da temática na graduação.
Palavras-chave: Enfermagem
Empreendedorismo
Consultorias em amamentação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6256
Data do documento: 16-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GABRIELLA EMPREENDORISMO DE NEGÓCIOS EM ENFERMAGEM_RAG.pdfTCC849,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE AUTORIZAÇÃO GABRIELLA.pdfTermo de autorização de publicação499,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador