PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6249
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização de Inteligência Artificial na bovinocultura de corte
Autor(es): Rodrigues, Danilo Cândido
Primeiro Orientador: Mariano, Bruno de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Otavio Cordeiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Eichler, Verner
Resumo: O desenvolvimento e a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na bovinocultura de corte, melhora a eficiência, produtividade e sustentabilidade desse setor. A IA tem sido utilizada de diversas maneiras, como no monitoramento inteligente do gado, por meio de sensores que coletam informações sobre o comportamento, saúde e bem-estar dos animais. Esses dados são analisados por sistemas de IA, que identificam padrões e fornecem aos produtores insights valiosos para a tomada de decisões relacionadas à nutrição e saúde dos animais. A utilização de IA na bovinocultura de corte tem se tornado cada vez mais explorada, tecnologias como a de redes neurais artificiais (RNA) e Internet of Things (IoT) se provaram boas ferramentas funcionais no auxílio do gerenciamento e análise de dados, sendo essas ferramentas capazes de gerar novos dados por si só e então fornecer resultados muitas vezes sem intervenção humana. Funcionalidades como a predição de gênero de bezerros, avaliações de animais a pasto, avaliações de carcaças, monitoramento animal a pasto, monitoramento de comportamento e até mesmo identificação de cortes de carne a partir da imagem, são capazes de promover o desenvolvimento dessas áreas de forma autônoma. A utilização da IA na bovinocultura de corte tem demonstrado um potencial significativo para impulsionar a eficiência e a sustentabilidade desse setor. No entanto, é necessário considerar desafios como a infraestrutura tecnológica e a disponibilidade de dados confiáveis. A combinação do conhecimento humano e das capacidades da IA na bovinocultura de corte pode trazer avanços significativos, promovendo a sustentabilidade econômica e ambiental, bem como o bem-estar dos animais. Mais pesquisas e investimentos nessa área são necessários para explorar plenamente o potencial da IA e maximizar seus benefícios para os produtores e toda a cadeia de valor da bovinocultura de corte.
Palavras-chave: Pecuária 4.0
Inovação tecnológica
Zootecnia 4.0
Aprimoramento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6249
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Danilo Cândido Rodrigues.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador