PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6234
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento motor de crianças do espectro autista por meio da natação
Título(s) alternativo(s): Motor development of children with autism spectrum through swimming
Autor(es): Pio, Marcella César
Primeiro Orientador: Silva, Andrea Cintia da
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Diniz, Clistênia Prudenciana
Resumo: O desenvolvimento motor de crianças do espectro autista por meio da natação é um tema muito relevante, visto que é visível os inúmeros benefícios oferecidos pela prática esportiva a crianças portadoras de TEA com a prática rotineira do esporte. Objetivo Geral: apresentar as contribuições que a natação proporciona às crianças autistas quanto ao desenvolvimento motor. Objetivos específicos: traçar os benefícios trazidos através da natação às crianças com TEA, bem como suas definições e contribuições; pontuar o desenvolvimento motor e crianças com TEA e por fim, descrever o espectro autista e o que diferencia no tratamento e desempenho das funções corporais quando a criança possui TEA, bem como a prevalência das crianças portadora do transtorno no Brasil e no mundo. Método: descrever os estudos apresentados por autores através da revisão bibliográfica. Resultados: É notável os resultados obtidos pela prática da natação em crianças com TEA, eles são pontuados e específicos. Alguns estudos referem o autismo como sendo um transtorno que interfere de forma acentuada em áreas específicas do cérebro, desta forma consegue afetar o desenvolvimento e comunicação das crianças portadoras de TEA. A partir, portanto, da dedicação e interesse dos pais, crianças e professores de educação física, é possível aplicar a prática da natação como um meio de contribuição para melhora das condições físicas, envolvendo a motricidade, a parte cognitiva e social das crianças com TEA. Conclusões: A natação fornece a crianças com TEA benefícios como: melhora do desenvolvimento motor, cognitivo e social. Isso só é permitido pela prática rotineira da atividade e aulas, bem como o interesse e a vontade por parte das crianças com TEA.
Abstract: The motor development of children on the autistic spectrum through swimming is a very relevant topic, since the numerous benefits offered by the practice of sports to children with ASD through the routine practice of the sport are visible. General Objective: to present the contributions that swimming provides to autistic children in terms of motor development. Specific objectives: to trace the benefits brought by swimming to children with ASD, as well as their definitions and contributions; to score motor development and children with ASD and finally, describe the autistic spectrum and what differentiates in the treatment and performance of bodily functions when the child has ASD, as well as the prevalence of children with the disorder in Brazil and in the world. Method: to describe the studies presented by authors through the literature review. Results: The results obtained by the practice of swimming in children with ASD are remarkable, they are punctuated and specific. Some studies refer to autism as a disorder that strongly interferes in specific areas of the brain, thus affecting the development and communication of children with ASD. Therefore, from the dedication and interest of parents, children and physical education teachers, it is possible to apply the practice of swimming as a means of contributing to the improvement of physical conditions, involving motricity, the cognitive and social part of children with. Conclusions: Swimming provides children with ASD with benefits such as: improved motor, cognitive and social development. This is only allowed by the routine practice of the activity and classes, as well as the interest and willingness on the part of children with ASD.
Palavras-chave: Desenvolvimento motor
Espectro autista
Natação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6234
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC MARCELLA versão final RAG.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador