Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6234
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desenvolvimento motor de crianças do espectro autista por meio da natação |
Título(s) alternativo(s): | Motor development of children with autism spectrum through swimming |
Autor(es): | Pio, Marcella César |
Primeiro Orientador: | Silva, Andrea Cintia da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Diniz, Clistênia Prudenciana |
Resumo: | O desenvolvimento motor de crianças do espectro autista por meio da natação é um tema muito relevante, visto que é visível os inúmeros benefícios oferecidos pela prática esportiva a crianças portadoras de TEA com a prática rotineira do esporte. Objetivo Geral: apresentar as contribuições que a natação proporciona às crianças autistas quanto ao desenvolvimento motor. Objetivos específicos: traçar os benefícios trazidos através da natação às crianças com TEA, bem como suas definições e contribuições; pontuar o desenvolvimento motor e crianças com TEA e por fim, descrever o espectro autista e o que diferencia no tratamento e desempenho das funções corporais quando a criança possui TEA, bem como a prevalência das crianças portadora do transtorno no Brasil e no mundo. Método: descrever os estudos apresentados por autores através da revisão bibliográfica. Resultados: É notável os resultados obtidos pela prática da natação em crianças com TEA, eles são pontuados e específicos. Alguns estudos referem o autismo como sendo um transtorno que interfere de forma acentuada em áreas específicas do cérebro, desta forma consegue afetar o desenvolvimento e comunicação das crianças portadoras de TEA. A partir, portanto, da dedicação e interesse dos pais, crianças e professores de educação física, é possível aplicar a prática da natação como um meio de contribuição para melhora das condições físicas, envolvendo a motricidade, a parte cognitiva e social das crianças com TEA. Conclusões: A natação fornece a crianças com TEA benefícios como: melhora do desenvolvimento motor, cognitivo e social. Isso só é permitido pela prática rotineira da atividade e aulas, bem como o interesse e a vontade por parte das crianças com TEA. |
Abstract: | The motor development of children on the autistic spectrum through swimming is a very relevant topic, since the numerous benefits offered by the practice of sports to children with ASD through the routine practice of the sport are visible. General Objective: to present the contributions that swimming provides to autistic children in terms of motor development. Specific objectives: to trace the benefits brought by swimming to children with ASD, as well as their definitions and contributions; to score motor development and children with ASD and finally, describe the autistic spectrum and what differentiates in the treatment and performance of bodily functions when the child has ASD, as well as the prevalence of children with the disorder in Brazil and in the world. Method: to describe the studies presented by authors through the literature review. Results: The results obtained by the practice of swimming in children with ASD are remarkable, they are punctuated and specific. Some studies refer to autism as a disorder that strongly interferes in specific areas of the brain, thus affecting the development and communication of children with ASD. Therefore, from the dedication and interest of parents, children and physical education teachers, it is possible to apply the practice of swimming as a means of contributing to the improvement of physical conditions, involving motricity, the cognitive and social part of children with. Conclusions: Swimming provides children with ASD with benefits such as: improved motor, cognitive and social development. This is only allowed by the routine practice of the activity and classes, as well as the interest and willingness on the part of children with ASD. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento motor Espectro autista Natação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6234 |
Data do documento: | 14-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC MARCELLA versão final RAG.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador